“O poder de se ver através de uma história ou um personagem é muito potente”, diz Rita Oliveira da Disney BR 

Quem nunca terminou de ler um livro ou ver um filme/série com aquela sensação de pertencimento, de aumento de autoestima e sensação de que o mundo também é seu. 

As histórias ou storytelling , tem esse poder. O filme Pantera Negra, da Marvel,  é um exemplo global do impacto da história e de um personagem ( nesse caso, vários) no amor próprio dos indivíduos e de uma comunidade carente de representatividade. 

A The Walt Disney Company (TWDC)  lançou uma campanha que traz essa reflexão sobre o impacto das histórias na vida das pessoas, mas tendo como cerne a diversidade, afinal, essa conexão com personagens nem sempre fez parte do mundo dos filmes e dos cinemas.

O projeto “Vozes da Diversidade” reúne 10 histórias de pessoas reais que escolhem um personagem da Disney o qual se identificam. Os depoimentos são apresentados no Youtube, em formato de curtas, com 1 minuto cada, incluindo grupos sub-representados como pessoas com deficiência, LGBTQIA+, negras e neurodivergentes. 

“O grande poder da Disney é o storytelling, e nesse caso usar o poder do storytelling para transformar a história de pessoas através da representatividade faz todo sentido. O poder de se ver, de se imaginar através de uma história ou de um personagem é muito potente,  porque apresenta uma possibilidade normalmente pouco acessada por pessoas de grupos sub-representados. E esse é o objetivo do Vozes da Diversidade”, explica Rita Oliveira, Head de Diversidade, Equidade & Inclusão na TWDC Brasil.

Para ela esse tipo de apelo para se olhar para o diferente serve para todo mundo. “E não apenas trazer a representatividade através de histórias de pessoas reais que se identificaram com as nossas histórias e personagens, mas também oferecer a possibilidade de um novo olhar para aquelas pessoas que não estão diretamente conectadas a nenhuma causa, estimulando a empatia”.

Comments