Novo CEO da Trace Brasil, Bruno Batista fala sobre mudança da sede para Salvador e revela os planos para o futuro do canal

No Brasil desde 2020, o canal Trace passou por mudanças importantes no comando dos negócios. Principal veículo de comunicação audiovisual voltado para cultura afro-urbana do país, mudou o nome de “Trace Brazuca” para “Trace Brasil” e elevou ao cargo de CEO seu então Diretor de Operações, o publicitário Bruno Batista.

Em entrevista exclusiva para o Mundo Negro, o executivo deu um panorama sobre as novidades que a Trace está implementando no Brasil e que incluem o rompimento da parceria com a Globo, além de uma mudança definitiva de sua sede, antes localizada em São Paulo, para Salvador, capital da Bahia. “Além da conexão profunda e direta com o continente africano, Salvador é inegavelmente um epicentro da criatividade no Brasil. Em cada esquina, rua e bairro da cidade, somos imersos na diversidade, riqueza e pluralidade da cultura afro como em nenhum outro lugar do mundo”, afirmou Batista.

Foto: Instagram/Bruno Batista

O executivo também contou que novos nomes devem compor o time nesse novo momento. Ele falou sobre a chegada da stylist Van Nobre, que estreou como apresentadora do programa Bonde Nobre em julho deste ano, além de Caio Muniz, Gerson Saldanha e a influenciadora de Salvador, Karina Ferreira, que já integram o quadro de apresentadores do canal. O CEO também reforçou que “novos nomes devem aparecer em breve”, além de destacar que os profissionais que já trabalharam na Trace Brasil seguem “em proximidade para projetos e produções especiais”.

Confira a entrevista completa com o novo CEO da Trace Brasil, Bruno Batista 

Mundo Negro – Bruno, você começou como Diretor de Marketing (CMO) na Trace Brasil e rapidamente assumiu a função de Diretor de Operações (COO) e agora é o novo Diretor Executivo (CEO) da empresa. Pode nos contar sobre essa transição e quais foram os principais desafios que enfrentou ao assumir essas novas responsabilidades?

Bruno Batista – Minha transição na Trace Brasil tem sido uma jornada desafiadora e empolgante. Assumi como CMO, o que me proporcionou uma compreensão profunda da marca, seus desafios, e principalmente do mercado. Na sequência, o cargo de COO trouxe a responsabilidade de gerenciar as operações internas e otimizar nossos processos. Essa bagagem, somada a minha experiência de mais de 15 anos no mercado me capacitaram para assumir como CEO da Trace Brasil. Estou 100% focado em liderar a empresa para toda a sua potencialidade no Brasil. Os principais desafios têm sido a coordenação e reestruturação de nossas equipes e produtos, além do fortalecimento de parcerias estratégicas para garantir que nossa estratégia global esteja alinhada com as demandas e oportunidades do nosso mercado.

MN – A Trace Brasil recentemente passou por uma mudança de nome, de “Trace Brazuca” para “Trace Brasil”. O que essa mudança representa para a empresa e qual é a importância de focar mais intensamente na produção e audiência locais?

BB – A mudança de nome do nosso canal “Trace Brazuca” para “Trace Brasil” reflete nossa busca por uma identidade mais forte e direcionada localmente. Focar na produção e na audiência locais é fundamental para nos conectarmos profundamente com nosso público e para que nosso conteúdo seja cada vez mais relevante e autêntico.

MN – Quais motivos levaram à escolha de Salvador como local para a sede da empresa?

BB – Não há melhor cidade no Brasil do que Salvador para ser a casa da Trace Brasil. Além da conexão profunda e direta com o continente africano, Salvador é inegavelmente um epicentro da criatividade no Brasil. Em cada esquina, rua e bairro da cidade, somos imersos na diversidade, riqueza e pluralidade da cultura afro como em nenhum outro lugar do mundo.

Essa energia criativa única precisa ser celebrada e apresentada ao mundo com autenticidade e legitimidade. É nossa missão dar visibilidade e reconhecimento a dezenas de milhares de pessoas criativas, inspiradoras e resistentes que todos os dias entregam para o Brasil e para o Mundo todo seu potencial em suas mais diversas formas.

Acreditamos que, a partir de Salvador, podemos inspirar outras cidades, empresas e marcas a enxergar e valorizar a cultura preta do Brasil em todo o seu potencial.

MN – A Trace Brasil lançou oficialmente sua nova fase com a transmissão das festividades em comemoração aos 200 anos do Dia da Independência da Bahia. Como essa iniciativa se encaixa na estratégia da empresa e o que podemos esperar em termos de cobertura de eventos no futuro?

BB –  A cobertura de eventos certamente continuará sendo uma parte essencial de nossa estratégia, promovendo e oferecendo ao público presente e espectadores identificação, bem estar e sensação de pertencimento. Nos próximos meses, teremos uma série de eventos e transmissões em nosso canal e redes sociais, com destaque para o Trace Awards & Festival que acontecerá em Kigali, Ruanda e será transmitido no dia 22 de outubro para todo o mundo e também para nossas ações como veículo oficial do “Novembro Salvador Capital Afro”, onde estaremos presentes em mais dezenas de eventos e programações que acontecerão na cidade de Salvador em celebração ao mês da consciência negra.

MN – A Trace global completa 20 anos de fundação neste ano. Como a Trace Brasil contribuirá para a celebração desse marco e o que podemos esperar em termos de novidades e expansão da empresa?

BB – O Trace Awards & Festival é o momento máximo de celebração desses 20 anos promovendo e valorizando a cultura Afro-Urbana no mundo. Estamos trabalhando diariamente para uma grande presença do Brasil no evento em Kigali, Ruanda, em outubro deste ano. Teremos uma grande transmissão em português de todo o evento, além de coberturas exclusivas dos bastidores e entrevistas com grandes artistas como Burna Boy, Rema, Yemi Alade, entre outros.

Entre os artistas brasileiros nomeados estão: Ludmilla, Iza, Luedji Luna, Djonga e Léo Santana. Nosso desejo é ter a participação de todos os artistas brasileiros no evento, mas sabemos da complexidade de agendas e estamos no processo de negociação para que tenhamos a participação e apresentação do Brasil presencialmente no Trace Awards em Outubro.

MN – Com relação ao conteúdo, o que veremos de novidade na programação da Trace a partir das mudanças estabelecidas na empresa?

BB – Nossos espectadores podem esperar uma programação mais diversificada, com produções locais que destacam a cultura AfroUrbana. A música, essência do canal, terá um local de destaque com uma programação musical atual e diversificada, incluindo novos talentos. Continuaremos a cobrir festivais e artistas da cultura AfroUrbana, e projetos relacionados a moda, turismo, gastronomia e entretenimento estão em andamento. Além disso, estamos explorando novas parcerias e projetos para ampliar nossa oferta de conteúdo e alcançar um público mais amplo.

MN – Para quem assiste, quais serão as principais mudanças em frente às telas? Quem fica do time antigo?

BB – A Trace é uma plataforma de Cultura Afro-Urbana com três pilares claros: Entreter, Inspirar e Empoderar. Parte importante do nosso papel é abrir as portas para que novos talentos possam aparecer e conquistar seu espaço no mercado de mídia, entretenimento e comunicação. Desta forma, o público pode sempre esperar novos talentos na programação do canal, YouTube e redes sociais. Talentos como Gerson Saldanha, o Gersão, a stylist Van Nobre, Caio Muniz e a influenciadora de Salvador Karisa Ferreira já marcam presença em nossos programas e conteúdos e novos nomes devem aparecer em breve! Em relação aos talentos que já trabalharam com a Trace Brasil, seguimos em proximidade para projetos e produções especiais.

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