“Fazer intercâmbio na Inglaterra não é comum para uma mulher negra, casada, mãe de dois filhos e trabalhadora, mas eu consegui”. Esse é um relato de Elza Lourenço, Analista de Qualidade Sênior na General Mills, que ganhou uma bolsa de intercâmbio em Cambridge, uma iniciativa promovida pelo Mover (Movimento pela Equidade Racial) em parceria com a Education First, que inspira outros profissionais negros que buscam alavancar a carreira.
Para celebrar 3 anos de ações concretas pela equidade racial impulsionando carreiras, o Mover convida o público a participar de uma live, que será realizada nas contas oficiais do Instagram (@somosmover_org) e do YouTube, na próxima quarta-feira, 13 de novembro, às 13h30. O Dia de Mover 2024, será um momento para comemorar os avanços e fortalecer o compromisso de promover mudanças significativas na luta pela igualdade racial no Brasil.
“Aos 41 anos, fiz minha primeira viagem de avião e conheci um museu famoso. A experiência na escola EF foi enriquecedora, permitindo-me identificar minhas dificuldades com o inglês e direcionar meus estudos. Sou imensamente grata a todos que me apoiaram, e essa experiência certamente impactará minha geração e os que me cercam”, agradece Elza.
Lucas Nascimento, Analista de Monitoramento de Projetos Industriais na Michelin, também ganhou uma bolsa de intercâmbio. “Essa experiência começou em novembro de 2023, após concluir o programa Programa ProLíder e conseguir a bolsa. Durante seis meses, participei de um programa de aceleração de inglês, que resultou em uma bolsa para estudar em uma das melhores unidades da EF na Europa”, explicou.
“Era um sonho de criança que eu já havia desistido, imaginando que nunca mais aconteceria, especialmente agora, com 40 anos e no mercado de trabalho. Quando tive a oportunidade de pisar em Cambridge, foi incrível poder ficar em uma casa de família, como uma verdadeira adolescente”, relatou Natália Perina, Gerente de Nutrição na Mondelez.
Formação de lideranças negras e investimento
Anteriormente, também foi realizado o Programa ProLíder MOVER, exclusivo para profissionais negros, considerado um dos maiores programas de capacitação de lideranças do Brasil.
Gisele Salvador, CFO – Alcoa Brasil, empresa associada ao Mover, reforçou a importância do engajamento da alta liderança nas iniciativas de diversidade e inclusão: “O compromisso da alta liderança é fundamental para o sucesso de qualquer iniciativa de diversidade e inclusão. Na Alcoa, acreditamos que a diversidade é um valor fundamental”, afirmou.
“Após o curso a minha visão sobre diversidade e equidade mudou totalmente, hoje me vejo uma pessoa bem mais inclusiva. Procuro sempre elevar o ego das pessoas negras mostrando como somos capazes de conquistar novos espaços no mundo empresarial”, conta Valterly Silva, Supervisor de Produção em Uberlândia na BRF, sobre sua experiência.
Para Debora Vicente, Analista de Marketing de Marcas em São Paulo – Morumbi, na mesma empresa, o programa foi um divisor de águas. “Tudo superou as minhas expectativas: os mentores, a turma e a oportunidade de ter sido indicada entre tantos bons profissionais. Vou usar esse conhecimento em toda a minha trajetória profissional”, disse.
A jornada para o crescimento profissional com o Mover tem sido animador para os profissionais negros no mercado, inclusive para o Daniel da Mata, profissional de Vendas Mercado Interno na Marfrig. “Transitei de carreira, estou mais feliz e motivado em minha vida profissional e utilizo esse aprendizado para todas as demais áreas. Inclusive compartilho com meus filhos”, revelou.
Além disso, em parceria com o Baobá – Fundo para Equidade Racial, o Mover também lançou o edital “Carreiras em Movimento”, que ofereceu um aporte financeiro de até R$10 mil para pessoas negras.
“A bolsa vai ser fundamental para meu projeto, tendo em vista que preciso de recursos tecnológicos, como computador, softwares, cursos de aperfeiçoamento, compra de materiais para estudos, auxílio em congressos internacionais e nacionais! Me sinto honrada demais pela oportunidade”, celebrou Ana Beatriz Freitas, uma das contempladas.
“Com a bolsa investirei em um MBA em gestão de projetos com ênfase em metodologias ágeis. Essa é uma capacitação totalmente alinhada com o futuro da minha carreira”, detalhou Renan Ferraz de Carvalho, outro beneficiado pelo projeto.
Entre uma série de oportunidades que o Mover oferece, neste momento a organização está com inscrições abertas para 18 mil bolsas de estudo em cursos livres e de pós-graduação exclusivos para pessoas negras. Os interessados devem se inscrever no site oficial até as últimas semanas de novembro. (Veja mais aqui)
Serviço
Live – Dia do Mover 2024
Data: 13 de novembro (quarta-feira)
Horário: 13h30
Esse é um conteúdo pago por meio de uma parceria entre o MOVER e site Mundo Negro.