Mover anuncia 30 mil bolsas de inglês, exclusivas para pessoas negras, em parceria com a EF Education First

Mover (Movimento pela Equidade Racial) anuncia o lançamento de 30 mil bolsas de inglês, exclusivas para pessoas negras, feito em parceria com a EF Education First, durante encontro com CEOs das empresas associadas, em comemoração aos dois anos de atuação, na manhã desta quinta-feira (22), em São Paulo, no Instituto Tomie Ohtake.

O programa disponibiliza acesso à escola virtual, com 50 mil cursos de auto estudo. As inscrições iniciam-se no dia 24 de julho e para se inscrever é necessário se autodeclarar preto ou pardo, no site do Mover. (acesse aqui)

Além das bolsas de inglês, o Mover anunciou também, o lançamento do Game Bora Mover. Trata-se de um jogo para levar letramento racial e atuar na transformação da sociedade, de forma lúdica e inovadora. Em sua primeira versão foi disponibilizado para colaboradores das empresas associadas. Já a sua mais nova versão será disponibilizada para o público geral.

Os programas lançados pelo Mover tem o objetivo de cumprir a meta de novas 10 mil posições de liderança para pessoas negras. “Quando as empresas entram, assumem o compromisso, que dentro das suas escrituras, também tem uma necessidade de mudança. Cada empresa tem os seus objetivos, e qualificando toda a população, a gente acredita que esse potencial aumenta. Vamos ter pessoas com as novas competências que o mundo exige, e de alguma forma, qualificadas para se conectar com as vagas”, explica Carlos Domingues, diretora-executivo do Mover e líder da área de diversidade, equidade e inclusão da PepsiCo.

Para a Luciane Rodrigues, gerente de impacto social do Mover, as expectativas para atingirem a meta são altas. “Fizemos uma consultoria baseada no censo que as empresas já tinham feito, para entender onde estamos hoje. Quando começamos a destrinchar essas 10 mil vagas com as 47 empresas associadas que temos hoje, validamos esses números com cada uma. Nesse primeiro exercício, percebemos que a gente ultrapassa a meta até 2030. Como o nosso objetivo é continuar trazendo novas empresas, quanto mais aderirem ao movimento, maior será o impacto”.

No encontro de hoje, foi anunciado a entrada de novos associados: McKinsey & Company e PwC Brasil. O Mover apresentou um balanço de todas as atividades e resultados ao longo desses anos. Entre essas ações estão: a promoção de programas de capacitação e empregabilidade com instituições; criação de um modelo de governança participativa, com a inclusão de dois conselheiros externos no Conselho do MOVER reconhecidos na atuação da pauta racial; formação da primeira turma do Programa de Liderança MOVER, baseado na metodologia do ProLíder; lançamento do Coletivo MOVER, em parceria com o Instituto Coca-Cola e do programa Mover Educa Tech; e outras.

Fundado em junho de 2021, o Movimento tem sua atuação pautada em três pilares: Liderança, Emprego e Capacitação e Conscientização com o objetivo de ter mais 10 mil novas posições de lideranças para pessoas negras até 2030; gerar oportunidades para 3 milhões de pessoas de diversas formas, inclusive com cursos, capacitação, conscientização, conexão com empreendedores negros, entre outras ações; e ser uma plataforma e ferramenta de apoio na meta de ter uma população conscientizada quanto ao racismo, por meio de comunicação ativa para públicos internos e externos, englobando toda a cadeia de valor.

Comments