Ministério da Igualdade Racial anuncia oferta de bolsas de doutorado no exterior para mulheres negras

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, antecipou o anúncio de iniciativas para mulheres e pessoas negras durante um café da manhã com parlamentares nesta quinta-feira (13). Dentre novidades, foi anunciado a oferta de bolsas de doutorado e pós-doutorado sanduíche no exterior para  mulheres negras, quilombolas, indígenas e ciganas.

“Neste mês de julho a gente celebra o dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, também é o mês que lembramos o nascimento de Marielle Franco e que bom que a gente está aqui se aquilombando neste café, que será o primeiro de muitos”, disse a ministra.

Chamado de Atlânticas – Programa Beatriz Nascimento de Mulheres na Ciência​, a iniciativa vai investir aproximadamente R$7 milhões, em parceria com os ministérios de Ciência e Tecnologia,  das Mulheres, dos Povos Indígenas, e o CNPQ. Serão oferecidas cerca de 45 bolsas de doutorado sanduíche e de pós-doutorado no exterior. Poderão concorrer mulheres negras, quilombolas, indígenas e ciganas regularmente matriculadas em curso de Doutorado reconhecido pela CAPES, ou que tenham concluído programa de pós graduação reconhecido pela CAPES em qualquer área de conhecimento. ​O programa será anunciado no dia 20/07 em Belém, no Pará.

Foto: Freepik / Reprodução.

Outras ações de reparação

O Ministério anunciou também o lançamento da política de Promoção de Saúde Psíquica e Social para mulheres negras vítimas de violência de Estado. Com base nos dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e na agenda de priorização do Programa Juventude Negra Viva, foram selecionados os três municípios com as maiores taxas de homicídio de jovens negros. O objetivo é implementar um projeto piloto nessas cidades, fortalecendo uma rede de atendimento psicossocial para mães e familiares vítimas de violência.

As ações do programa serão iniciadas em Salvador, Rio de Janeiro e Belém, por meio de uma articulação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o Ministério da Cidadania, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e o Ministério da Integração Regional.

 

Comments