Estão abertas as inscrições para o curso “Empreendedorismo Digital”, lançado pelo Mercado Pago e Mercado Livre e anunciado durante a última edição da Feira Preta, que aconteceu em dezembro do ano passado. O curso online e gratuito é voltado para empreendedores negros e terá inscrições abertas ao longo de todo ano.
Os interessados podem se inscrever diretamente na plataforma (clique aqui) do curso, que já conta com mais de 1200 empreendedores inscritos. Além disso, o conteúdo foi desenvolvido a partir dos temas mais recorrentes mapeados no contato diário do Mercado Livre e do Mercado Pago com milhares de empreendedores pelo Brasil, quando foi possível identificar os principais desafios e oportunidades para a criação ou desenvolvimento de negócios.
A trilha de conhecimento inclui sete videoaulas, e-book e entrevistas com especialistas e afroempreendedores, que compartilharam suas experiências reais de atuação no país. A acessibilidade é outro fator que beneficia o acesso ao curso que é legendado e ainda conta com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais.
O intenso trabalho realizado pela companhia e seus parceiros, há anos, para apoiar o afroempreendedorismo ajudou as marcas a identificar a necessidade de desenvolver um conteúdo inclusivo, aberto a qualquer empreendedor, mas que fosse desenhado para os desafios que ainda estão muito presentes na jornada de carreira e negócios de profissionais negros. A partir dessa vivência, os temas selecionados e abordados nas videoaulas são: profissionalização do negócio; educação e gestão financeira; digitalização do negócio; comunicação e marketing digital; atendimento e pós-venda; planejamento de curto, médio e longo prazos; e precificação.
Além de especialistas em e-commerce e serviços financeiros, dentre os empreendedores entrevistados estão: Adriana Barbosa, CEO da Pretahub e Instituto Feira Preta; Iago Santos, fundador e CEO da startup Traz Favela; Willian André, fundador e CEO da grife Afroperifa; Karen Santos, CEO e cofundadora da UX para Minas Pretas; e Alan Soares, fundador do movimento Black Money.
As aulas somam cerca de 50 minutos, que podem ser consumidos de forma fragmentada, a qualquer momento e através de qualquer dispositivo conectado à internet. Ao final, os alunos receberão um certificado.