Idris Elba e brasileira, Diene Petterle, lançam produtora com foco em documentários impactantes com viés social

O ator britânico Idris Elba anunciou uma nova parceria com a cineasta brasileira, Diene Petterle, para a criação da 22 Summers, uma produtora de conteúdo factual premium com um viés social.

O selo, que já está operando, nasce com uma linha de projetos ambiciosos voltados para temas como música, esportes, moda, crimes reais e justiça social. O primeiro projeto da 22 Summers, a série documental de quatro partes “Apagados: Heróis de Cor da Segunda Guerra Mundial”, que aborda a participação de soldados negros na Segunda Guerra Mundial, estreou nesta segunda-feira, 10, na Disney+ após exibição na Nat Geo.

Elba, cuja antiga produtora Green Door foi absorvida pela 22 Summers, declarou estar empolgado com a nova empreitada ao lado de Petterle. “Enquanto no passado a maior parte do meu trabalho de não-ficção me colocava na tela, com o histórico de Diene em fazer documentários premium, podemos ir além disso. Ambos queremos contar histórias diferentes que emocionem o público com as reviravoltas que só a vida real oferece”, disse o ator, vencedor do Globo de Ouro e do SAG.

Nascida no Brasil, Diene Petterle, que possui prêmios Emmy e BAFTA, inclusive pelo documentário da Netflix sobre o cantor Lewis Capaldi, destacou o compromisso da 22 Summers com a diversidade de pensamento e a experiência de vida. “Idris tem uma agenda de contatos incrível – mas nunca é suficiente simplesmente ter uma pessoa famosa em um filme. Tem que haver uma ótima história e uma maneira inovadora de contá-la. Estamos em busca de projetos instigantes que possamos realizar, usando inteligência e humor”, afirmou.

A nova empresa está em negociação com grandes plataformas de streaming e já possui um projeto avançado com a BBC que tratará de uma questão contemporânea. A produtora também pretende anunciar em breve um plano robusto para entrar no mundo dos roteiros.

Jess Watts, ex-executiva de desenvolvimento da Dorothy Street Pictures, assume o cargo de chefe de desenvolvimento para projetos não-ficcionais na 22 Summers. Jamilla Dumbya, que integrou a Green Door, também se junta à nova equipe como executiva de desenvolvimento e produtora de Erased.

A 22 Summers planeja ainda futuras parcerias criativas, mas seu foco principal será a criação e desenvolvimento de histórias próprias. Elba e Petterle estarão presentes no Festival de Documentários de Sheffield em 14 de junho para discutir os próximos passos e detalhes de Apagados.

Comments