Idealizadora da Feira Preta e CEO da PretaHub, Adriana Barbosa se tornou referência no empreendedorismo negro no Brasil e na América Látina. Nesta quinta-feira (1), a brasileira ganhou destaque na revista TIME, uma das publicações mais influentes do mundo. A Feira é realizada anualmente, com o forte objetivo de difundir costumes e tradições da cultura negra e fomentar negócios de empreendedores da comunidade negra.
O editorial destacou o trabalho de 18 emprenhadores globais que estão promovendo mudanças para dar fim à disparidade racial no mercado de trabalho. “Aos 20 anos, Barbosa criou o Festival Feira Preta, tanto para ajudar a pagar as contas quanto para celebrar a cultura negra. O primeiro evento apresentou música, peças teatrais e literatura – e atraiu mais de 5.000 visitantes. Também proporcionou um local para Barbosa e outros empresários venderem seus produtos”, destacou a TIME ao relatar a trajetória de sucesso da empresária.
A publicação também destacou a Feira Preta como um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina. “Ela transformou o Festival Feira Preta em uma iniciativa maior, a plataforma PretaHub, que está focada na construção de um mercado mais equitativo para os empreendedores da Diáspora Afro. Financiada por doações de empresas privadas brasileiras, agências de desenvolvimento internacional e programas brasileiros de financiamento público, a PretaHub investiu mais de US$ 11 milhões de reais (US$ 2,2 milhões) para ajudar empreendedores até agora, ajudando-os a expandir e digitalizar suas operações”.
Para a TIME, Barbosa definiu seu trabalho como uma grande organização social. “Tudo começou com uma pequena ação para pagar aluguel. Hoje é uma grande organização social que criou um mercado para os negros”, destacou ela.