Emoções no Trabalho: O Motor Invisível da Performance

Texto: Camilla Mamede

 

Quando falamos sobre performance no trabalho, a grande maioria das pessoas logo pensa em habilidades técnicas, conhecimento especializado, talvez até em quantas horas extras conseguem fazer.

Mas, e as emoções? Elas são forças invisíveis, pulsantes dentro de você; saber usar suas emoções é um dos segredos para ter alta performance.

A importância das emoções no ambiente de trabalho é frequentemente subestimada. O cérebro humano é emocional, apesar de, ao longo do tempo, terem associado emoções ao coração; na verdade, sempre foi atuação do cérebro via sistema límbico.

O sistema límbico desempenha um papel central na forma como processamos experiências, tomamos decisões e interagimos uns com os outros. Emoções positivas, como entusiasmo e pertencimento, podem aumentar significativamente sua motivação e criatividade, enquanto emoções negativas, como medo, ansiedade e frustração, têm o potencial de fazer o oposto. Sendo assim, escolha trabalhar em espaços em que sente predominantemente emoções de valência positiva.

Em um mundo que às vezes parece girar mais rápido do que podemos acompanhar, suas emoções se tornam bússolas essenciais. Elas são a voz do que “você não diz”, o reflexo do que você deseja viver.

Mas, você já parou para realmente ouvir o que suas emoções estão tentando lhe dizer? A neurociência nos ensina que há mais sabedoria nesse diálogo interno do que você pode imaginar.

Suas emoções são mensageiras. Elas viajam através do labirinto do seu ser, trazendo notícias do que está acontecendo no seu “estado interno”. A tristeza, a alegria, o medo, a surpresa… Cada uma delas carrega uma história, um porquê.

A neurociência revela como nosso cérebro processa essas emoções. Por exemplo, sabia que quando você sente algo, o seu cérebro está, na verdade, tentando te proteger ou preparar para o que vem a seguir? Isso mesmo. Aquela ansiedade antes de uma apresentação importante, ou a euforia ao reencontrar um amigo, são formas de o cérebro mostrar o que se passa por dentro, e você precisa ter repertório comportamental para saber o que precisa fazer a partir dessa percepção.

Cultivando Emoções Positivas para Melhorar a Performance

Aqui estão três aspectos que eu considero essenciais para que você use suas emoções a favor do seu desempenho pessoal e profissional:

Consciência Emocional: Comece reconhecendo suas emoções, sem julgamento. Permita-se sentir, compreendendo que cada emoção tem seu papel, seu porquê.

Resiliência Emocional:
Aprenda a navegar pelas águas turbulentas. Porque essa é a realidade, muitas vezes suas emoções podem ser uma espécie de mar turbulento. Como alguém que quer o seu bem, digo: não evite ou silencie essas tempestades, pois isso pode se tornar um problema maior.

Diariamente, atendo pessoas que tiveram seus problemas aumentados por ignorarem os sinais.

Portanto, lembre-se: suas emoções são suas aliadas. Elas são parte de quem você é e têm muito a ensinar sobre onde você está e para onde deseja ir. Manter-se motivado, não se encolha para caber em espaços, não silencie suas emoções, não fique em um lugar por medo do novo e, acima de tudo, desenvolva repertório comportamental para usar emoções em prol da sua performance.

Se você quiser trocar mais sobre esse tema é só me procurar pelas redes sociais.

Aguardo você mais trocas. Nunca esqueça, a consciência muda tudo!

Até mais.

CAMILLA MAMEDE

 

Camilla Mamede é uma profissional multifacetada, com Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental, Engenharia de Produção e Segurança, além de possuir Especialização em Neurociências e Comportamento.

 

É CEO da Tangibiliza, uma consultoria e Escola de Soft Skills, cujo objetivo é materializar e potencializar habilidades e competências.

 

Atua há mais de 15 anos em diversas empresas, impactando profissionais de diversas áreas com suas aulas, palestras, workshops, skill games e mentorias. Seu foco principal está na formação de novas lideranças e no desenvolvimento de habilidades para elevar a performance pessoal e corporativa.

 

No contexto educacional, já atuou nas maiores instituições de educação do Brasil, como SENAI, YDUQS, ESPM, Grupo Eleva e Descomplica Faculdade Digital.

 

É uma das ganhadoras do PowerList 2023 e colunista do site Mundo Negro, o maior portal de conteúdo para negros do país.

 

Camilla também tem marcado presença em importantes eventos, sendo painelista em um evento da ONU em parceria com a Casa Firjan sobre mulheres na STEM, no Rio2C e no CASE 2022, consolidando sua relevância no campo da Educação, Liderança e Performance Corporativa.

Comments