O Ministério da Cultura lançou em abril o Edital Ruth de Souza de audiovisual, que está na sua reta final. As inscrições serão encerradas às 18 horas da próxima sexta-feira, dia 14 de julho (CLIQUE AQUI). Esse programa tem como objetivo investir 20 milhões de reais para selecionar dez propostas de longas-metragens dirigidos por mulheres estreantes.
Cada projeto de ficção receberá um apoio de 2 milhões de reais, com temática livre, sendo requisitado que sejam apresentados por produtoras brasileiras independentes. A iniciativa visa impulsionar e valorizar o talento feminino no cinema, proporcionando uma oportunidade única para diretoras em início de carreira.
“O objeto deste edital é selecionar, em regime de concurso público, de 10 (dez) propostas de produção independente de obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem de ficção, com temática livre, com destinação inicial ao mercado de salas de exibição, dirigidas por mulheres cis ou transgênero estreantes e apresentadas por meio de produtoras brasileiras independentes”, diz o edital oficial.
Com o intuito de garantir a transversalidade e descentralização, o Edital Ruth de Souza de audiovisual escolherá duas obras cinematográficas em cada região do país: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. É importante ressaltar que, no mínimo, três dessas 10 obras deverão ter direção de mulheres negras, enquanto duas serão dirigidas por mulheres indígenas.
Para mais informações, acesse o link de inscrição.