Com o objetivo de ampliar a diversidade de olhares no mercado audiovisual, a edição de 2024 do edital do Instituto Serrapilheira para podcasts foi lançada, focando exclusivamente em projetos liderados por pessoas negras.
Serão selecionadas até oito propostas de podcasts que destaquem a ciência em suas narrativas. Os projetos escolhidos receberão treinamento com especialistas e até R$ 55 mil em apoio financeiro para produzir uma temporada.
“A distribuição de cor/raça no mercado de audiovisual, e no jornalismo como um todo, não reflete a porcentagem de pessoas autodeclaradas negras no país, que é de 56%”, diz Natasha Felizi, diretora do Programa de Jornalismo e Mídia do Serrapilheira. “Dados do Gemaa [Grupo de Estudos Multidisciplinares das Ações Afirmativas], da UERJ, por exemplo, mostram que 84% das pessoas nas equipes dos três maiores jornais do país são brancas, e o cenário é ainda pior quando se trata de posições de liderança”.
Nesta nova chamada, o Instituto Serrapilheira busca propostas criativas que destacam a ciência em áreas como ciências da vida, geociências, física, química, ciência da computação e matemática. O objetivo é aumentar a visibilidade desses campos. Candidatos podem apresentar tanto programas já consolidados quanto projetos em fase de elaboração.
Serão aceitas propostas de podcasts que abordem qualquer tema, em qualquer formato, incluindo mesas-redondas, entrevistas, reportagens, narrativas ficcionais, pessoais e outros. De acordo com o edital, projetos que apresentem boas estruturas de roteiro serão priorizados em relação a propostas de conversas improvisadas ao vivo.
As inscrições estão abertas e vão até 14 de maio, às 16h, e podem ser feitas por meio deste link (CLIQUE AQUI). Já o edital completo pode ser visto aqui (CLIQUE AQUI).