A oportunidade para impulsionar a carreira de profissionais negros foi estendida! O Mover (Movimento pela Equidade Racial), em parceria com o Baobá – Fundo para Equidade Racial, anunciaram a reabertura das inscrições para o edital “Carreiras em Movimento”, que oferece um aporte financeiro de até R$ 10 mil para pessoas negros que estejam cursando o ensino superior ou já o tenham concluído, custeando despesas relacionadas a atividades formativas específicas, como cursos, congressos ou eventos virtuais ou presenciais, tanto no Brasil quanto no exterior.
As inscrições devem ser feitas pelo site do Baobá: www.baoba.org.br. Os selecionados terão entre 4 a 8 meses para concluir as atividades propostas e mais 30 dias para apresentar prestação de contas. O resultado final será divulgado em 15 de dezembro. As pessoas que se inscreveram no período entre os dias 9 de agosto e 14 de setembro não precisam se inscrever novamente.
O programa também se concentra no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e comportamentais, além de facilitar conexões com potenciais empregadores e instituições estratégicas. Os beneficiados terão a oportunidade de se cadastrar na plataforma de talentos das 49 empresas associadas ao Mover, proporcionando uma rede de oportunidades de emprego.
Os participantes devem ser maiores de 18 anos e se autodeclarar negros. O edital priorizará grupos como pessoas com mais de 35 anos, LGBTQIAP+, populações quilombolas, ribeirinhas e outras comunidades tradicionais, cotistas ou ex-cotistas de universidades públicas, bolsistas ou ex-bolsistas do PROUNI, migrantes e refugiados africanos ou afrodescendentes residentes no Brasil, além de pessoas que nunca receberam auxílio do Fundo Baobá. Também serão valorizadas propostas de pessoas negras já atuantes nas áreas de Ciências de Dados, Comunicação, Gestão de Recursos Humanos, Gestão e Administração, Logística, Marketing, Tecnologia e Vendas (online e offline), assim como inscrições vindas do Norte e Nordeste do país.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do IBGE, a taxa de desocupação entre a população autodeclarada preta e parda é significativamente mais alta do que entre os brancos. O edital “Carreiras em Movimento” busca ativamente combater essas disparidades e promover igualdade de oportunidades no mercado de trabalho.
Luciene Rodrigues, gerente de Projetos Sociais do Mover, destacou a importância dessa iniciativa ao afirmar: “Queremos fomentar o acesso à oportunidade de aprimorar conhecimentos de pessoas negras. Temos que unir esforços para frear as desigualdades na empregabilidade, e esse edital traz o que, muitas vezes, falta na vida de pessoas negras que sonham em alavancar suas carreiras no Brasil, que é a oportunidade.”
O programa “Carreiras em Movimento” faz parte do programa “Presente e Futuro em Movimento”, que também é uma parceria entre Baobá e o Mover.
Fernanda Lopes, diretora de Programa do Baobá – Fundo para Equidade Racial, ressaltou a relevância deste 20º edital, enfatizando que ele contribuirá para ampliar o potencial de empregabilidade de pessoas negras de todas as idades e regiões do Brasil. “Trata-se de um recurso para uso estratégico. Uma semente para o plano de desenvolvimento de quem está no início ou em uma fase mais consolidada da carreira profissional.”