Cientista afro-brasileiro conquista Universidade de Princeton com aula sobre computação quântica

O cientista afro-brasileiro Paulo Sergio Rufino Henrique ministrou a oficina “Quantum Computing Without Fear: A Beginner’s Journey – A-Z Study Guide” na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, na semana passada, durante a 15ª Conferência IEEE Integrated STEM Education (ISEC’25). Esta foi a segunda participação consecutiva do Paulo Henrique, após a bem-sucedida oficina em 2024 sobre a Segunda Revolução Quântica.

Morando há mais de 15 anos na Europa, Paulo residiu nove anos em Londres, e nos últimos sete em Paris, onde atua como executivo na área de inteligência artificial. Formado no Brasil e com mestrado em Wireless Communication Systems pela Brunel University na Inglaterra, atualmente o cientista é doutorando na fundação científica dinamarquesa CTIF Global Capsule, pesquisando as futuras redes 6G e computadores quânticos sob a supervisão do renomado cientista Professor Ramjee Prasad, uma das maiores autoridades mundiais em sistemas de comunicação sem fio.

O brasileiro, um experiente engenheiro elétrico com atuação destacada nas áreas de telecomunicações e inteligência artificial, também é autor do livro “6G: The Road to the Future Wireless Networks 2030”, uma das primeiras obras a descrever as futuras tecnologias de comunicação sem fio que será lançada em 2030. 

Foto: DIvulgação

Durante a conferência em Princeton, estudantes, professores e pesquisadores participaram ativamente da oficina, que contou com a orientação dos professores Ramjee Prasad e Albena Mihovska, também do CTIF Global Capsule. O evento adquiriu significado especial por coincidir com o centenário da mecânica quântica, celebrado em uma instituição histórica associada a personalidades lendárias como Albert Einstein, John von Neumann, Alan Turing, Alonzo Church, Richard Feynman e, mais recentemente, Michelle Obama.

Entre os participantes ilustres estavam a Dra. Joy Barnes Johnson, educadora afro-americana de ciências das Princeton Public Schools; Kristen Outler, desenvolvedora educacional da Spark Photonics Foundation; e o professor John Little, da Virginia Tech. Paulo agradeceu especialmente ao professor Ashutosh Dutta, da Universidade Johns Hopkins, e ao Comitê STEM do IEEE pelo importante apoio recebido durante o evento.

Foto: Divulgação

Experiência na IBM

Durante a mesma viagem, Paulo visitou também o IBM Quantum Research Lab, localizado no prestigiado centro de pesquisa da IBM, o IBM Thomas J. Watson Research Center, em Nova York. Esta experiência representou um marco importante em sua pesquisa, permitindo-lhe explorar diretamente as instalações de ponta dedicadas à computação quântica da IBM e entender melhor seu roteiro tecnológico pioneiro.

As interações com cientistas e especialistas em desenvolvimento de negócios da IBM forneceram a Paulo insights valiosos sobre as aplicações práticas e iniciativas atuais de pesquisa em tecnologias quânticas, destacando o papel crucial que a computação quântica terá no futuro das redes sem fio e na tecnologia global.

Paulo fez questão de agradecer à equipe do IBM Quantum pela hospitalidade e pelas enriquecedoras discussões durante sua visita.

Comments

error: Content is protected !!