Na Arena B3, foi realizado nesta última quinta-feira (25) o evento “Promoção da Equidade Racial por meio do Investimento Social Privado: uma prática fundamental”, organizado pela B3 Social, o Pacto de Promoção da Equidade Racial e o Baobá – Fundo para Equidade Racial, com o objetivo de estimular o diálogo sobre o investimento social privado na promoção da equidade racial no Brasil.
O evento serviu para firmar a parceria entre B3 Social e Fundo Baobá para ajudar pessoas negras a cursarem graduação ou pós-graduação no Brasil e no exterior. Em 2023, a B3 Social vai disponibilizar R$ 1,25 milhão para o fundo e o projeto terá duração de cinco anos.
“Hoje, reunimo-nos com um propósito especial, que é o de fomentar o diálogo e apresentar dados sobre o investimento social privado na promoção da equidade racial no Brasil. A diversidade racial é um tema urgente e necessário para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Como infraestrutura de mercado, a B3 tem um duplo chapéu nessa jornada, o que significa buscar implantar, de forma consistente, as melhores práticas ASG. Desejamos também disseminar e induzir a adoção dessas iniciativas em todo mercado”, comentou Alexandre Moysés Nascimento, diretor de Governança da B3.
“Para nós, do Fundo Baobá, é uma honra estar aqui nesse espaço que nós acreditamos que está aberto para se diferenciar e se tornar ainda mais plural. Quando discutimos, em um espaço como esse, o compromisso de transformação, estamos discutindo que precisamos reconhecer as raízes da desigualdade e intervir nessas raízes, para que as oportunidades sejam justas, para que o desenvolvimento seja pleno individualmente, socialmente, economicamente, culturalmente, ambientalmente e politicamente”, comentou Fernanda Lopes, diretora de Programa do Fundo Baobá.