Com patrocínio da Vichy e apoio do Grupo Heineken, evento reuniu 30 mulheres negras em uma tarde de troca, inovação e cuidado

As mulheres negras são a potência do Brasil e o mês de julho, quando se celebra o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, merece mais reconhecimento. Em um cenário de retrocessos nas pautas de diversidade e impacto social, são elas que sentem com mais intensidade os efeitos da desigualdade.

Notícias Relacionadas


Foi nesse contexto que o Mundo Negro promoveu a primeira edição do Mundo Negro Talks | Julho das Pretas, um encontro intimista realizado no dia 23 de julho, na sede do Grupo Heineken, em São Paulo. Com uma curadoria voltada para mulheres negras do meio corporativo e empreendedoras, o evento reuniu um grupo de 30 convidadas em conversas que atravessaram temas como trabalho, autocuidado, tecnologia e representatividade.

A tarde começou com a fala da jornalista e head de conteúdo Silvia Nascimento, que trouxe reflexões sobre como a inteligência artificial pode ser uma aliada de mulheres sobrecarregadas. Em sua fala, Silvia apresentou exemplos práticos de uso de IA para gestão de tempo, saúde mental e produtividade. “Somos sobrecarregas e lidamos com uma carga mental absurda, então não tenha vergonha e nem culpa em recorrer a IA para te ajudar até no cardápio da semana da sua casa”. 

Na sequência, a executiva de RH Ana K. Melo conduziu um bate-papo com Vetusa Pereira, gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo Heineken. “Aqui na empresa hoje a gente chega em um estágio desenvolvimento muito maior. Se eu não estou vendo ninguém parecido como acima de mim, o que eu posso fazer para transformar essa realidade. Então vamos pegar uma galera boa e tentar fazer esse caminho juntos”. 

A segunda conversa teve como foco o empreendedorismo. A colunista do Mundo Negro Sauanne Bispo entrevistou Elaine Moura, CEO da PopCorn Gourmet, sobre os bastidores do crescimento da sua marca e os desafios enfrentados por mulheres negras no mundo dos negócios. “Apesar do que todo mundo diz, empreender não é para todo mundo. Essa ideia complica a vida de quem não tem características empreendedoras. Agora escalar, isso é para todo mundo na área que você está, você pode ser a melhor manicure, cozinheira, jornalista. Isso sim está ao nosso alcance.”. 

O encerramento das falas ficou por conta de Livia Ferreira, coordenadora de Valorização Científica da L’Oréal, que apresentou os bastidores da criação da nova Espuma de Limpeza Anticaspa Dercos para cabelos crespos e cacheados. O produto, inédito no Brasil, foi pensado para respeitar a saúde do couro cabeludo de pessoas que usam tranças e texturas naturais. “ Não existe nenhum estudo, pelo menos eu fiz uma população de literatura, que diga que pessoas negras vão ter mais ou menos caspa. Nós precisamos de um produto específico porque o nosso cabelo é diferente, e por conta do formato espiral dos nossos fios é muito comum a gente ver pessoas com o couro cabeludo mais oleoso, e as pontas bem seca”, explica Lívia.

Além dos talks, as convidadas participaram de um café da tarde exclusivo, com brindes das marcas parceiras e momentos de troca e conexão entre profissionais negras de diferentes áreas de atuação

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments