Carnaval 2025: Veja quais escolas do Rio de Janeiro e de São Paulo farão desfiles com temática africana

0
Carnaval 2025: Veja quais escolas do Rio de Janeiro e de São Paulo farão desfiles com temática africana
Foto: Reprodução/X

Para desespero de quem critica a cultura africana e afro-brasileira como base do Carnaval desenvolvido pelas escolas de samba no país, Rio de Janeiro e de São Paulo terão desfiles marcados por uma forte presença de enredos que celebram as raízes africanas, a resistência do povo negro e a religiosidade de matriz afro-brasileira. Das 12 escolas do Grupo Especial do Rio, oito abordam temas ligados à ancestralidade africana, enquanto em São Paulo agremiações como Mancha Verde, Barroca Zona Sul e Gaviões da Fiel também destacam a cultura negra em seus desfiles. A tendência, que ganha força a cada ano, reforça a importância da negritude na construção da identidade cultural brasileira.

No Rio de Janeiro, a Unidos de Padre Miguel, que retorna ao Grupo Especial após 52 anos, abre os desfiles com o enredo “Egbé Iyá Nassô”, contando a história de Francisca da Silva, a Iyá Nassô, fundadora do Terreiro Casa Branca do Engenho Velho, em Salvador. Considerado o primeiro terreiro de candomblé do Brasil, o espaço foi tombado pelo Iphan em 1984. A Imperatriz Leopoldinense mergulha na mitologia dos orixás com o enredo “A Saga de Oxalá”, que narra a peregrinação do orixá para visitar Xangô, enfrentando obstáculos que transformam sua jornada. Já a Mangueira levará para a avenida a história da Pequena África no Rio de Janeiro, destacando a resistência dos povos bantu, que representaram a maioria dos negros escravizados trazidos ao Cais do Valongo.

Notícias Relacionadas


A Unidos da Tijuca homenageia Logun-Edé, o “príncipe dos orixás”, filho de Oxum e Oxóssi, em um desfile que contará com a participação da cantora Anitta, devota da divindade. O Salgueiro, por sua vez, aborda a espiritualidade afro-brasileira com o enredo “Corpo Fechado”, que explora práticas ancestrais como banhos de ervas e talismãs, além de expressões como “quiumba” e “mojubá”, presentes no samba-enredo mais baixado do Carnaval 2025 no Spotify. A Paraíso do Tuiuti resgata a história de Xica Manicongo, considerada a primeira mulher trans não indígena do Brasil, escravizada no século 16 e condenada à morte pela Inquisição. Ativistas trans desfilarão pela escola, que promete um dos momentos mais emocionantes da noite. A Viradouro, atual campeã, apresenta “Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundos”, contando a história do líder quilombola pernambucano que se tornou símbolo da conexão entre as culturas afro e indígena.

São Paulo também celebra a cultura afro

Na capital paulista, a Mancha Verde leva para a avenida o enredo “Bahia, da Fé ao Profano”, inspirado em um documentário homônimo que retrata a fé do povo baiano. A Barroca Zona Sul homenageia a orixá Iansã com “Os nove oruns de Iansã”, enquanto os Gaviões da Fiel apresentam seu primeiro enredo afro, “Irin Ajó Emi Ojisé”, uma viagem pelas máscaras africanas e a atual campeã paulista, Mocidade Alegre aposta em “Quem não pode com mandinga não carrega patuá”, explorando itens de sorte e fé.

Confira os horários dos desfiles

Grupo Especial de São Paulo:

Sexta-feira (28 de fevereiro)

23h: Colorado do Brás
0h05: Barroca Zona Sul
1h10: Dragões da Real
2h15: Mancha Verde
3h20: Acadêmicos do Tatuapé
4h25: Rosas de Ouro
5h30: Camisa Verde e Branco

Sábado (1º de março)

22h30: Águia de Ouro
23h35: Império da Casa Verde
0h40: Mocidade Alegre
1h45: Gaviões da Fiel
2h50: Acadêmicos do Tucuruvi
3h55: Estrela do Terceiro Milênio
5h: Vai-Vai

Grupo Especial do Rio de Janeiro

Domingo (2 de março)

22h – Unidos de Padre Miguel
Entre 23h30 e 23h40 – Imperatriz Leopoldinense
Entre 0h50 e 1h10 – Unidos do Viradouro
Entre 2h e 2h30 – Estação Primeira de Mangueira

Segunda-feira (3 de março)
22h – Unidos da Tijuca
Entre 23h30 e 23h40 -Beija-Flor de Nilópolis
Entre 0h50 e 1h10 -Acadêmicos do Salgueiro
Entre 2h10 e 2h40 -Unidos de Vila Isabel

Terça-feira (4 de março)
22h -Mocidade Independente de Padre Miguel
Entre 23h30 e 23h40 -Paraíso do Tuiuti
Entre 0h50 e 1h10 -Acadêmicos do Grande Rio
Entre 2h10 e 2h40 -Portela

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display