O bairro de Bom Retiro, São Paulo, pode ganhar uma rua em homenagem a Zumbi dos Palmares. A Câmara Municipal de São Paulo aprovou um projeto de lei que muda o nome da Rua Jorge Velho para o nome de um dos maiores lideres negros da história do Brasil. A PL ainda precisa ser aprovada pelo prefeito Ricardo Nunes.
Caso o projeto seja aprovado, o nome da rua será substituído de um bandeirante que atacou e matou diversos negros para um líder negro. Domingos Jorge Velho, que dá o atual nome da rua localizada no Bom Retiro, foi um famoso bandeirante paulista conhecido por matar povos indígenas e ser um dos responsáveis por acabar com o Quilombo dos Palmares e matar Zumbi.
Notícias Relacionadas
Grupo de pesquisa da UFF lança novo site com mapeamento inédito sobre racismo religioso no Brasil
Estudante cria museu virtual para destacar cientistas negras e vence prêmio no RJ
A PL é de autoria do vereador Toninho Vespoli, do PSOL, e foi sugerida pela direção da Faculdade Zumbi dos Palmares, que fica próxima a rua. “Já conseguimos aprovar projetos tirando nomes de torturadores do regime militar de vias públicas. Trocar o nome de uma pessoa que perseguiu negros pelo de Zumbi é um novo passo neste processo de reparação histórica”, disse Vespoli.
O Projeto de Lei foi enviado para o prefeito do Município de São Paulo, que pode sancionar ou vetar a mudança de nome.
O projeto tramitia na Câmara de São Paulo desde 2020 e na época foi levantado um abaixo-assinado do Projeto Zumbi Resiste, criado por alunos da universidade.
Notícias Recentes
Vencedora do Emmy, 'Abbott Elementary' é renovada para 5ª temporada
"Nossa novela tá no mundo", Duda Santos celebra destaque internacional de 'Garota do Momento' em matéria da Variety