As discussões dos últimos dias me fizeram pensar sobre como Brancos, mesmo dotados de todos os privilégios sociais que a branquitude os aferiu, ainda possuem o privilégio do desconhecimento.
Mas Levi, como assim privilégio do desconhecimento? Não conhecer algo não é um privilégio, como falta de conhecimento pode ser um privilégio?
Notícias Relacionadas
Sim, geralmente desconhecimento não é um privilégio, mas quando se trata de pessoas brancas e questões raciais passa a ser. Vocês nunca notaram que brancos abusam do privilégio de não saber sobre Racismo como defesa para suas atitudes racistas?
“Eu não sabia” é uma das frases mais comuns ditas por brancos quando confrontados por seus racismos. É como se o não saber anulasse a responsabilidade pela violência e o preto que lute…
Pessoas negras não podem desconhecer questões raciais. Descobrimos desde muito jovens os impactos do racismo e somos forçados a conviver com isso.
O racismo foi criado pela branquitude e nós fomos obrigados a ter que aprender e lidar com ele enquanto os brancos além de alegarem desconhecimento delegam a responsabilidade do letramento racial aos negros.
Notem, além de sermos vítimas de violência e não podermos responsabilizar os brancos ganhamos mais uma obrigação, a obrigação de ser professor de racista.
Tentem aplicar essa lógica a outros tipos de violência.
Alguém te bateu, ao invés de se defender você tem que ensinar ao agressor que é errado bater
Alguém te roubou, não chame a polícia, ensine o ladrão que roubar é errado
Absurdo, né?
Então Por que a vítima de racismo deixa de ser vítima e é obrigada a ser professor?
Você branco pode ser milionário, ter acesso as melhores escolas e ter 50 anos de idade e mesmo assim apelar para “Eu não sabia” quando alguém apontar o seu racismo enquanto o jovem preto favelado sem acesso à educação sabe muito bem de tudo que faz e deve ser responsabilizado aos 10 anos de idade. É ou não é um privilégio?