Jogo interativo ajuda a compreender o histórico do racismo no Brasil e a combater preconceitos, estereótipos e pensamentos tendenciosos
Com o objetivo de combater o racismo e atuar na transformação da sociedade, o Mover (Movimento pela Equidade Racial) lançou o game “Bora Mover”, ferramenta de letramento racial que aborda temas como história de pessoas negras, racismo e mobilização antirracista. O desafio pode ser acessado de forma gratuita através do site do Movimento: https://boramover.com.br/.
Notícias Relacionadas
“Razões Africanas”: documentário sobre influências da diáspora africana no jongo, blues e rumba estreia em novembro
Canal Brasil celebra Mês da Consciência Negra com estreia de longas, documentários e entrevistas exclusivas
“A primeira versão do jogo foi disponibilizada apenas para os colaboradores das empresas associadas. Lançamos no final de 2022 e tivemos um super engajamento. A partir desse alcance e do entendimento de que todos e todas precisam ser letrados racialmente, optamos por deixá-lo público. Queremos transformar a sociedade de forma lúdica e inovadora”, comenta Luciene Malta, gerente de impacto social do Mover.
As regras do jogo são reveladas a cada fase e conquista. O jogador conhecerá uma nova oportunidade de colaborar com a redução da desigualdade racial no Brasil a partir de conversas interativas, identificação de privilégios e seus impactos negativos. Além disso, poderá conhecer personalidades negras relevantes do passado e do presente e informações sobre o contexto histórico do racismo no país.
“Trazemos uma perspectiva nova e moderna sobre a negritude brasileira, seja ela representada em música, cinema, filme, mercado de trabalho, entre outros. Dessa maneira, conseguimos atrair o público a pensar sobre a diversidade e inclusão, fomentando e relembrando a potência de pensadores e indivíduos negros brasileiros que constroem a intelectualidade do país em suas diversas estruturas”, destaca Amanda Abreu, sócia cofundadora da Indique, responsável pela curadoria de conteúdo do game.
Para acessar o desafio, é necessário realizar o cadastro com nome, sobrenome, telefone, e-mail e senha. Ele pode ser acessado pelo computador ou celular.
O “Bora Mover” foi lançado no dia 22 de junho, durante evento presencial em São Paulo. Além do game, foi anunciado também, 30 mil bolsas de inglês, exclusivas para pessoas negras, feito em parceria com a EF Education First.
“Na primeira versão, vimos que o game tinha cumprido seu desafio de engajamento, pois 95% das pessoas que começavam uma jornada, a finalizavam. Isso nos deixou bem mais confiantes para abrir o acesso para todos”, recorda Fernando Tchê Gouvêa, fundador da Joco, plataforma usada no desafio.
Fundado em junho de 2021, o Movimento tem sua atuação pautada em três pilares: Liderança, Emprego e Capacitação e Conscientização com o objetivo de ter mais 10 mil novas posições de lideranças para pessoas negras até 2030; gerar oportunidades para 3 milhões de pessoas de diversas formas, inclusive com cursos, capacitação, conscientização, conexão com empreendedores negros, entre outras ações; e ser uma plataforma e ferramenta de apoio na meta de ter uma população conscientizada quanto ao racismo, por meio de comunicação ativa para públicos internos e externos, englobando toda a cadeia de valor.
Notícias Recentes
“Razões Africanas”: documentário sobre influências da diáspora africana no jongo, blues e rumba estreia em novembro
Canal Brasil celebra Mês da Consciência Negra com estreia de longas, documentários e entrevistas exclusivas