
Enquanto grandes varejistas, como Amazon, Target e Walmart, reduzem iniciativas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) nos Estados Unidos, consumidores buscam formas de fortalecer pequenos negócios de propriedade de negros. Foi nesse contexto que a designer de interface Dacia Petrie criou o Black Nile, um aplicativo que reúne empresas e serviços de empreendedores negros em uma única plataforma.
Lançado como uma resposta à demanda por ferramentas mais eficientes de apoio a esses negócios, o Black Nile já lista mais de 3.000 empresas em mais de 40 categorias, incluindo moda, beleza, gastronomia, turismo e produtos infantis. A proposta, segundo Petrie, é oferecer uma experiência intuitiva, diferentemente de diretórios tradicionais, que muitas vezes não são otimizados para mobile.
Notícias Relacionadas



“Vi alguém nos comentários pedindo uma ‘Amazon Negra’. Irmã, eu vou segurar sua mão quando disser: isso não é a Amazon. É o Black Nile”, brincou ela sobre o nome do app, que faz referência ao rio Nilo, maior rio do mundo em extensão, que percorre 11 países africanos, nasce em Ruanda e na Etiópia, e deságua no Mar Mediterrâneo, no Egito. O rio é visto como símbolo histórico de prosperidade.
@daciapetrie What are you afraid to let go of? I be making these for my myself & my future kids, but it might help someone. #christiantiktok #jesus #jesusisking #relationships #advice ♬ MILLION DOLLAR BABY – Tommy Richman
Integrado ao Google Maps, o aplicativo permite localizar estabelecimentos físicos próximos e traçar rotas. Os usuários também podem avaliar os serviços após as compras. “Criei isso para tornar o apoio a negócios negros o mais fácil possível”, explicou Dacia Petrie, que usou sua experiência em design para priorizar a usabilidade.
A iniciativa surge em um momento de recuo corporativo em políticas de DEI nos EUA. Um relatório de 2023 do Instituto McKinsey mostrou que investimentos em diversidade caíram 18% entre grandes empresas no último ano — tendência que, para Petrie, reforça a necessidade de soluções independentes.
Disponível para iOS e Android, o Black Nile não cobra taxas das empresas cadastradas. A renda vem de doações e futuras parcerias, segundo a criadora. “É sobre dar visibilidade e conexão”, resume.
Notícias Recentes


