Beleza masculina em alta: 72% dos homens se interessam, mas a masculinidade frágil ainda freia o setor

0
Beleza masculina em alta: 72% dos homens se interessam, mas a masculinidade frágil ainda freia o setor

Nos últimos anos, ficou cada vez mais comum encontrar produtos de skincare nos armários dos homens. Cremes, pomadas, óleos e séruns deixaram de ser itens “femininos” para ganhar espaço em nécessaires masculinas, sinal de que os hábitos estão mudando. Ainda assim, o velho tabu da masculinidade frágil continua sendo um obstáculo, especialmente quando o assunto é se permitir cuidar da própria aparência.

Segundo pesquisa da Kantar, 72% dos homens já demonstram interesse por produtos de beleza específicos. Esse novo comportamento impulsiona um setor que tem crescido desde 2023 e que, segundo a Grand View Research, deve avançar mais 9% até 2030. A tendência acompanha também a procura crescente por procedimentos estéticos como botox, transplante capilar, peeling e rinoplastia. Mas apesar desse movimento, ainda há muita cautela.

Notícias Relacionadas


Para a biomédica esteta Jéssica Magalhães, especialista em cuidados com a pele preta, a busca por self-care entre homens é, muitas vezes, atravessada por inseguranças. “No consultório, a primeira abordagem do público masculino é correlacionada à foliculite, gerando hiperpigmentação pós-inflamatória, aspereza da pele e, sem dúvidas, cravos e espinhas (acne). O que falta muitas vezes à esse público mais tímido é informação. Existe ainda uma ideia de que cuidar da pele é vaidade, quando na verdade é sobre bem-estar, presença e segurança em ambientes sociais e profissionais”, explica.

A biomédica relata que, nos últimos anos, o número de homens atendidos em seu consultório cresceu 40%. O cenário é promissor, e a demanda não para: “É comum receber pacientes solicitando tratamentos como peelings químicos, microagulhamento, aplicação de toxina botulínica e bioestimuladores de colágeno. Muitos querem suavizar manchas, melhorar a textura da pele ou manter a firmeza do rosto de forma natural. Existe uma preocupação crescente com a aparência, sim, mas também com o bem-estar e a segurança de se sentir bem com a própria imagem.”

Essa mudança comportamental está fortemente ligada às redes sociais e à valorização da autoestima, principalmente entre os homens negros. Jéssica aponta que o autocuidado é, também, uma forma de reconstrução identitária: “Muitos homens negros, inclusive pais que nunca tiveram acesso a esse tipo de informação, estão agora redescobrindo o valor de cuidar da própria pele e isso tem impacto direto na autoestima dessas pessoas. O estigma do homem negro, por anos, teve sua imagem associada à rispidez, força bruta e à ausência de sensibilidade. Esse imaginário acabou afastando muitos homens negros dos espaços de cuidado, como clínicas de estética ou consultórios dermatológicos.”

Às vésperas do Dia dos Pais, celebrado em 10 de agosto, a procura por tratamentos voltados à calvície, fortalecimento da barba, acne e harmonização facial tende a aumentar. A especialista reforça que homens acima dos 40 têm se rendido aos cuidados preventivos e à valorização da aparência, sobretudo diante das transformações trazidas pelo envelhecimento. Quando se trata de peles negras, as queixas mais comuns giram em torno das manchas, foliculite e texturas irregulares, questões ainda pouco representadas em protocolos convencionais de estética.

“Existe um movimento forte de busca pela estética respeitosa às características individuais da pele, mas que traga segurança ao olhar no espelho. E o mais bonito é perceber que, pouco a pouco, esse público se permite descobrir o lugar de cuidado e aceitação. Muitos desses homens são pais que cresceram sem referências ou incentivo para olhar para si mesmos com gentileza. Ver esse cuidado nascer, muitas vezes como um presente para si no Dia dos Pais, é também uma forma de quebrar ciclos e abrir espaço para um novo olhar sobre masculinidade e bem-estar”, conclui a biomédica.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display