Bebê brasileira abandonada na selva de Darién finalmente retorna ao Brasil após cinco meses

0
Bebê brasileira abandonada na selva de Darién finalmente retorna ao Brasil após cinco meses
Foto: ACNUR/Melissa Pinel

Filha da angolana, Verônica Simão Antônio, a bebê brasileira de 1 ano de 10 meses, levada pelo pai, sem a autorização da mãe e abandonada na selva de Darién, localizada entre a Colômbia e o Panamá, foi trazida para o Brasil na manhã da última terça-feira, 28, depois de passar quase cinco meses sob os cuidados do serviço migratório do Panamá.

A bebê foi resgatada por imigrantes haitianos na floresta em dezembro do ano passado e desde então estava sob custódia do Serviço Nacional de Infância e Família panamenho, em um abrigo nos arredores da Cidade do Panamá. A selva Darién se tornou rota de migração por terra para chegar até os Estados Unidos, motivo pelo qual o Panamá criou um protocolo para casos em que crianças terminam a rota sozinhas.

Notícias Relacionadas


O drama de mãe e filha começou quando a menina foi levada pelo pai biológico, um imigrante angolano cujo nome não consta no registro de nascimento da criança, sob o pretexto de um passeio e não voltou mais. De acordo com a Folha de S. Paulo, a menina foi entregue pelo pai a um parente que também fazia a rota com o pretexto de que os alcançaria dali poucas horas, o que não aconteceu. O parente então entregou a bebê para o grupo de haitianos que finalizou a travessia com ela. A suspeita é de que o pai tenha falecido.

Verônica Simão Antônio conseguiu acessar a rede social do ex-companheiro e descobriu conversas sobre como chegar aos EUA, além disso, ele recebeu ajuda de outros imigrantes com quem entrou em contato para falsificar os documentos da bebê e documentos que mostravam que a mãe autorizou que a menina fosse levada.

Finalmente, com a intervenção da Autoridade Central Federal brasileira e a colaboração da Justiça do Panamá, a bebê foi liberada e pôde retornar ao Brasil. No entanto, a viagem de volta não foi fácil. A mãe, Verônica, sem recursos financeiros, enfrentou dificuldades para custear as passagens.

Inicialmente, a família tentou obter ajuda do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, mas diante da demora, uma organização internacional, a Exodus Road, ofereceu-se para custear as passagens, permitindo assim o retorno da bebê ao seu país.

O 8º Distrito Policial, que fica no bairro do Brás, região central de São Paulo, abriu uma investigação por subtração de incapaz, furto a residência e falsificação de documento. O pai biológico da criança teria roubado dinheiro e documentos de Verônica. O homem está sendo procurado pela polícia.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display