Benício Paiva, mais conhecido como Chef Bê, fundador da TupiOcas Tapiocaria Gourmet, é um dos destaques da 9ª temporada do Shark Tank Brasil — versão brasileira do reality show norte-americano que apoia grandes ideias de negócios. No programa, o chef apresentou sua marca de tapiocas saborizadas e garantiu um investimento de R$ 150 mil dos investidores Monique Evelle e Sergio Zimerman, em troca de 40% de participação na empresa. O episódio, que será exibido no Sony Channel em 15/11, às 22h, e já está disponível no YouTube.
Empreendedor trans e afroindígena, Bê Paiva iniciou sua jornada vendendo tapiocas nas ruas de São Paulo e hoje comanda uma empresa inovadora que é pioneira na produção de tapiocas saborizadas com ingredientes ancestrais e naturais, como cúrcuma, beterraba e spirulina. A iniciativa não só oferece sabores únicos e alimentos saudáveis, como também promove um impacto social relevante ao priorizar a contratação de pessoas trans e negras. O negócio se alinha a quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, trabalho decente e crescimento econômico, e redução das desigualdades.
A história da TupiOcas remonta à infância de Benício, quando aprendeu a fazer tapiocas com sua mãe, utilizando os poucos ingredientes disponíveis. Sua busca por uma vida melhor e o desejo de ajudar sua família o levaram a São Paulo, onde, após uma trajetória no mercado tradicional, ele fundou o próprio negócio.
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“A TupiOcas é, sobretudo, um movimento que demonstra que um homem trans afroindígena pode liderar uma empresa de sucesso, levando inovação e respeitando a ancestralidade”, afirma.
Atualmente, a marca oferece mais de 30 sabores de tapiocas e pacotes de massas prontas. As tapiocas recheadas, disponíveis em tamanhos pequenos e grandes, têm preços médios de R$22, enquanto os pacotes de 500g das massas são vendidos por R$25.
Com sua participação no Shark Tank Brasil, o chef pretende expandir ainda mais sua empresa. “Queremos aumentar o faturamento em 70% e lançar nosso e-commerce para atender todo o Brasil”, ressalta.
Além disso, o empreendedor visa, ainda em 2024, iniciar a exportação de suas massas de tapioca para o mercado internacional. “Quero que o mundo conheça nossa iguaria indígena, oferecida com orgulho por um homem trans afroindígena que carrega com amor a ancestralidade do povo Caeté”, conclui.