Mundo Negro

Chef Bê conquista R$ 150 mil no Shark Tank Brasil para investir na TupiOcas Tapiocaria Gourmet

Foto: Divulgação/Shark Tank BR

Benício Paiva, mais conhecido como Chef Bê, fundador da TupiOcas Tapiocaria Gourmet, é um dos destaques da 9ª temporada do Shark Tank Brasil — versão brasileira do reality show norte-americano que apoia grandes ideias de negócios. No programa, o chef apresentou sua marca de tapiocas saborizadas e garantiu um investimento de R$ 150 mil dos investidores Monique Evelle e Sergio Zimerman, em troca de 40% de participação na empresa. O episódio, que será exibido no Sony Channel em 15/11, às 22h, e já está disponível no YouTube.

Empreendedor trans e afroindígena, Bê Paiva iniciou sua jornada vendendo tapiocas nas ruas de São Paulo e hoje comanda uma empresa inovadora que é pioneira na produção de tapiocas saborizadas com ingredientes ancestrais e naturais, como cúrcuma, beterraba e spirulina. A iniciativa não só oferece sabores únicos e alimentos saudáveis, como também promove um impacto social relevante ao priorizar a contratação de pessoas trans e negras. O negócio se alinha a quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, trabalho decente e crescimento econômico, e redução das desigualdades.

A história da TupiOcas remonta à infância de Benício, quando aprendeu a fazer tapiocas com sua mãe, utilizando os poucos ingredientes disponíveis. Sua busca por uma vida melhor e o desejo de ajudar sua família o levaram a São Paulo, onde, após uma trajetória no mercado tradicional, ele fundou o próprio negócio. 

Notícias Relacionadas


“A TupiOcas é, sobretudo, um movimento que demonstra que um homem trans afroindígena pode liderar uma empresa de sucesso, levando inovação e respeitando a ancestralidade”, afirma.

Atualmente, a marca oferece mais de 30 sabores de tapiocas e pacotes de massas prontas. As tapiocas recheadas, disponíveis em tamanhos pequenos e grandes, têm preços médios de R$22, enquanto os pacotes de 500g das massas são vendidos por R$25.

Com sua participação no Shark Tank Brasil, o chef pretende expandir ainda mais sua empresa. “Queremos aumentar o faturamento em 70% e lançar nosso e-commerce para atender todo o Brasil”, ressalta.

Além disso, o empreendedor visa, ainda em 2024, iniciar a exportação de suas massas de tapioca para o mercado internacional. “Quero que o mundo conheça nossa iguaria indígena, oferecida com orgulho por um homem trans afroindígena que carrega com amor a ancestralidade do povo Caeté”, conclui.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile