Em celebração aos 10 anos da BATEKOO, plataforma dedicada ao entretenimento, cultura e educação para a comunidade negra e LGBTQIAPN+, foi anunciado nesta terça-feira (15), o line-up completo de seu festival deste ano. O evento acontece no dia 23 de novembro, no Estádio do Canindé, em São Paulo, com uma programação que inclui 12 horas intensas de música, manifestações artísticas e ciclos formativos, reunindo mais de 20 atrações.
A curadoria traz Titica, de Angola, um ícone do kuduro e indicada ao prêmio de Melhor Artista Feminina da África Austral no KORA All Africa Music Awards, a mais prestigiada premiação da música africana.
Notícias Relacionadas
Beyoncé é eleita a maior estrela pop do século 21; veja lista completa com artistas negros
Kendrick Lamar anuncia turnê por estádios na América do Norte com SZA após estreia de álbum surpresa
Também foram confirmados BK’ em sua aclamada turnê Icarus, com uma cenografia inspirada nos Arcos da Lapa e Karol Conká revisitando o clássico Batuk Freak em uma performance inédita. MC Luanna, que convida Ajuliacosta, coloca o trap em destaque. Psirico, diretamente de Salvador, entrega o melhor do pagodão baiano. A icônica Alaíde Costa conecta gerações da música popular brasileira; e Gang do Eletro com Candy Mel fervem a pista com o tecnobrega.
Somam também Poeira Pura, que mistura samba com rock e eletrônica; Carlos do Complexo, revelação do funk consciente; VHOOR, produtor que funde trap e ritmos brasileiros; Jeeh FDC, conhecida pelas suas habilidosas rimas no rap; e Aisha & Yaminah, que mesclam R&B e trap. Já o Coletivo Turmalina apresenta suas sonoridades afrofuturistas.
“Realizar a curadoria de um festival feito por e para pessoas negras carrega um peso de responsabilidade. Queremos construir um diálogo com a nossa comunidade, mostrando como as produções culturais negras estão interligadas, mesmo em geografias diferentes. Este festival reflete o legado, a pluralidade e o desejo de criar experiências autênticas”, explica Artur Santoro, curador e sócio da BATEKOO.
Em sua terceira edição, o BATEKOO FESTIVAL terá somente um palco, intensificando a troca entre público e artistas. A ideia é criar um ambiente mais integrado, com performances seguidas, proporcionando uma experiência contínua
Acompanhando o anúncio do line-up, a BATEKOO apresenta um editorial realizado em parceria com o coletivo Chavosos. A estética do trabalho é genuinamente periférica e contemporânea, servindo de base para toda a comunicação visual do projeto que – em suas camadas e subjetividades – também cria pontos de conexão com o público.
“O Festival da BATEKOO é um marco na cultura independente brasileira. Neste ano em que comemoramos 10 anos de existência, pensamos em devolver ao público toda a troca que tivemos ao longo dessa jornada. Tudo foi pensado com muito carinho para promover uma experiência que traga todas as pessoas para dentro do nosso universo, onde a nossa identidade e cultura são celebradas, sem repressão. A gente não quer ser assistido, a gente quer se assistir”, destaca Maurício Sacramento, fundador e CEO da BATEKOO, referenciando o lema usado pelo festival em sua estreia.
A iniciativa segue rompendo com as lógicas comuns do mercado e figura como um dos mais importantes eventos do país. Ano a ano, combina a experiência das tradicionais agendas promovidas pela BATEKOO com a grandiosidade de um festival, sem perder o DNA do movimento, focado na inclusão, diversidade, conexão e democratização.
SERVIÇO
Data: 23 de novembro de 2024
Horário: Das 18h às 6h
Local: Estádio do Canindé – Rua Comendador Nestor Pereira, 33 – Canindé, São Paulo – SP
Ingressos: À venda exclusivamente pela plataforma Shotgun
Notícias Recentes
Câmara de Salvador aprova projeto para adaptar capelos de formatura a cabelos afro
Dicas de desapego e decoração ancestral para o fim de ano com a personal organizer Cora Fernandes