
A atriz Barbara Reis tem muito a comemorar nesta segunda-feira, 20 de outubro. Além de completar 36 anos, ela celebra os 15 anos de carreira retornando à televisão com a estreia de ‘Três Graças’, nova novela das nove da Globo, na qual integra o elenco.
“Comemorar 15 anos de carreira e estrear ‘Três Graças’ é uma coincidência muito simbólica pra mim. São anos de aprendizado, de amadurecimento e, ao mesmo tempo, de curiosidade viva pelo novo”, afirma a atriz em entrevista ao Mundo Negro.
Notícias Relacionadas



A atriz conquistou o novo papel após o seu sucesso na novela ‘Terra e Paixão’ (2023). “Me dá a sensação de continuidade, mas também de renovação. É como se cada personagem abrisse uma nova janela dentro de mim. Estou em um momento de celebração, mas também de muito reconhecimento interno: olhar pra trás com gratidão e pra frente com entusiasmo”, destaca nesta nova fase da carreira.

Na trama, Barbara interpreta Lena, uma mulher bem-sucedida, rica e casada, mas que enfrenta a dor de não conseguir realizar o sonho da maternidade. Já na vida pessoal, a atriz optou por ainda não ter filhos, o que a faz pensar sobre como, em ambos os casos, as mulheres ainda são vistas sob as expectativas das outras pessoas.
“Interpretar a Lena é um processo muito delicado. Ela carrega o desejo profundo de ser mãe, enquanto eu, por outro lado, escolhi congelar meus óvulos justamente para ter mais liberdade nesse tempo. Essa diferença entre nós me fez refletir muito sobre as várias formas de viver a feminilidade e o cuidado. Mesmo partindo de lugares distintos, há uma conexão: ambas lidam com escolhas e expectativas da sociedade, do corpo, da vida. Foi um exercício de empatia e escuta. Viver a dor e a esperança da Lena me tocou profundamente”, compartilha.
Barbara também mudou o visual para viver Lena na novela e adotou um novo corte de cabelo, que impactou também sua relação consigo mesma. “Eu amei o pixie cut! Ele trouxe uma sensação de leveza, liberdade e autenticidade. Os cachos curtos revelaram uma parte de mim mais natural, mais prática e até mais ousada. Visualmente, o corte transformou a Lena, mas, pessoalmente, também transformou a Bárbara. No dia a dia, é muito mais fácil de cuidar e me fez olhar pro espelho com um carinho novo, entendendo que beleza também é sobre conforto e verdade.”

Além da novela, Barbara estreou como produtora executiva da peça ‘Limítrofe’, atualmente em cartaz no Rio de Janeiro, no teatro Dulcina, e que tem o marido, Rapahel Najan, no elenco e como um dos idealizadores do projeto. E em novembro, ela estreia a turnê da peça ‘Ruth e Léa’ em São Paulo, onde interpreta a atriz Ruth de Souza.
Diante da rotina artística intensa, fora das câmeras e dos palcos, a atriz tem se dedicado à cerâmica que entrou na sua vida de forma intuitiva. “Eu buscava uma atividade que me trouxesse presença, um tempo diferente do ritmo intenso da televisão. Trabalhar com o barro é um exercício de paciência e de entrega ,não há controle, há convivência com o imprevisto. Essa prática tem me ajudado a equilibrar o fazer artístico: enquanto na atuação eu me expresso através da emoção e da palavra, na cerâmica eu me expresso pelo toque, pelo silêncio. É um refúgio criativo e afetivo que me faz muito bem”, explica.
Com estreia prevista para 2026 nos cinemas, Barbara ainda fará sua estreia na comédia com o filme ‘Agentes Muito Especiais’, dirigido por Pedro Antonio e desenvolvido a partir de uma ideia original de Paulo Gustavo.
Notícias Recentes


