
A atriz Bella Campos, que interpreta Maria de Fátima na novela “Vale Tudo”, falou ao site Mundo Negro sobre a cena em que a personagem Odete Roitman (vivida por Debora Bloch) profere uma fala racista contra sua personagem. O diálogo, exibido no capítulo de segunda-feira (19), gerou discussões sobre racismo e colorismo — termo que designa a hierarquização social baseada no tom de pele, privilegiando pessoas mais próximas do padrão branco.
“Em quantas conversas de família esse tipo de fala ocorre há décadas, levando esse tipo de discurso para dentro das escolas e consequentemente repercutindo nas relações sociais em forma de racismo velado?”, questionou Bella. “Estamos abrindo novas perspectivas sobre o que é o racismo no Brasil e de que forma ele se camufla em determinados ambientes e situações”, afirmou.
Notícias Relacionadas



A cena em questão mostra Odete justificando para a irmã, Celina (Malu Gali), porque prefere ver o filho Afonso (Humberto Carrão), casado com Maria de Fátima, que é negra, do que com Solange (Alice Wegmann), personagem branca que, segundo a vilã, não atende às suas exigências para um casamento. Em resposta, Odete Roitman diz: “ela nem é tão preta assim”. A fala gerou debates nas redes socias, para Bella, o texto da novela traz reflexões sobre como o tom de pele influencia a aceitação social: “Se abre o questionamento sobre o quão preta ou o quão clara deve ser a pele de uma pessoa negra para que seja mais ou menos aceita, e o quanto isso permite que ela transite em camadas mais elitistas da sociedade”, destaca.
A atriz destacou o papel do entretenimento na abordagem de temas sensíveis: “O entretenimento também é ferramenta para abordar esses temas, e acredito que cada vez mais vamos ter reflexões como essa vindo à tona”, reflete a atriz.
Notícias Recentes


