Ator Pedro Caetano celebra representação do jongo com seu personagem na novela ‘Volta Por Cima’: ‘Nossa cultura merece’

0
Ator Pedro Caetano celebra representação do jongo com seu personagem na novela ‘Volta Por Cima’: ‘Nossa cultura merece’
Foto: Nanda Seixas/divulgação

A novela ‘Volta Por Cima’, protagonizada pela atriz Jéssica Ellen e pelo ator Fabrício Boliveira, recentemente ganhou um novo personagem. O ator Pedro Caetano chega à trama na pele de Matias para balançar o coração da mocinha Madá e também levará um importante elemento da cultura afro-brasileira para as telas, o jongo. Na novela, Caetano, que vai interpretar um diretor de documentários, que mostrará suas habilidades nas rodas de jongo, dança de roda afro-brasileira que combina percussão, canto e dança e que é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

O ator destacou a importância de representar o jongo na televisão. “Ter o jongo representado de uma forma tão bonita, tão poética, e ter meu personagem como um veículo para tudo isso é uma conquista. É o que nossas tradições, nossa cultura e nossos ancestrais merecem”, afirmou o ator em entrevista ao site Mundo Negro.

Notícias Relacionadas


Madá e Matias na roda de jongo – Foto: Globo/ Manoella Mello

Para Pedro, a experiência de incorporar o jongo ao seu personagem foi especialmente significativa. “Em minha carreira, eu sempre tento trazer algum elemento da minha cultura para compor o personagem. Sempre tento trazer alguma referência, seja da capoeira, do candomblé. E agora, com o jongo, é uma honra poder contribuir para que essa tradição seja conhecida e valorizada por mais pessoas”, compartilhou.

O ator também falou sobre a importância de estar em uma produção como Volta por Cima, que tem sido elogiada por seu elenco diverso e por retratar um cotidiano próximo da realidade brasileira. “Acredito que o público hoje quer se ver representado nas histórias, sentir que sua existência é válida, é digna e interessante. Para mim, é sempre significativo fazer parte de produtos que trazem essa possibilidade”, disse Pedro.

Ele ainda reforçou a responsabilidade que sente como artista ao participar de projetos que buscam quebrar estereótipos e promover a representatividade. “Ao mesmo tempo que aumenta a nossa responsabilidade como artista de apresentar um trabalho cuidadoso, verdadeiro e que não reforce estereótipos. E isso está presente em cada parte do trabalho, dentro e fora das telas”, destacou.

Pedro Caetano, que recentemente dublou o icônico Mufasa no filme ‘Mufasa – O Rei Leão’, segue consolidando sua carreira como um ator engajado e consciente de seu papel na luta por representatividade. O artista, que já havia atuado na versão brasileira de ‘O Rei Leão’ no teatro, falou sobre a importância de viver esse momento no cinema: “Só entendi que estava dublando o personagem mais icônico da Disney na estreia quando ouvi a voz marcante do James Earl Jones abrindo o filme. Naquele momento eu paralisei: pensei em minha filha, e que estava ajudando a contar a história do maior pai da animação mundial. Foi uma sensação incrível”.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display