Por mais de 1 século, 43 famílias da comunidade quilombola Pixaim, localizada no extremo sul de Alagoas, enfrentaram a dura realidade de viver sem energia elétrica. A situação foi transformada recentemente com a ajuda do projeto E+ Comunidades Solares, uma ação social do Grupo Equatorial Energia, que realiza a instalação de placas de energia solar em residências com o objetivo de garantir o acesso à energia limpa e sustentável.
As famílias da comunidade quilombola que não possuíam acesso à energia, passaram a ter mais qualidade de vida com a possibilidade de utilização de eletrodomésticos como televisão, liquidificador e geladeiras. “Estamos realizando um sonho antigo da comunidade Pixaim, através da instalação de placas solares de energia elétrica, que vão proporcionar mais qualidade de vida, dignidade e oportunidades para as famílias do povoado. É gratificante fazer parte desse momento e poder reafirmar o compromisso da Distribuidora com os alagoanos”, mencionou o presidente da Equatorial Alagoas, Humberto Soares.
Notícias Relacionadas
65% das crianças em situação de trabalho infantil no Brasil são pretas ou pardas, diz IBGE
Segunda criança envenenada na Zona Norte do Rio morre após comer bombom
Um dos beneficiados pelo projeto é o pescador Edilson dos Santos. Morador da comunidade há 14 anos, ele conta sobre as dificuldades que sempre teve para armazenar os alimentos e da expectativa com a chegada da energia elétrica na comunidade. “Perdia muito produto pela dificuldade de armazenamento e muitas vezes nem tinha dinheiro para comprar o gelo. Nosso produto acabava perdendo o valor por não ser fresco”, conta o morador. “Mas agora com a chegada da energia vai ser diferente, vamos ter mais valor no pescado, que é a nossa fonte de renda. A gente só tem a agradecer pela Equatorial ter trazido luz e esperança para a nossa comunidade”, comemora.
Notícias Recentes
Negros Trumpistas: para cientista político americano, empreendedorismo atrai jovens negros ao voto em Trump
Com 28 Grammys e 60 anos de carreira transformadora no jazz e no pop, Quincy Jones construiu parcerias históricas