Na última quinta-feira (30), o comentarista Fábio Benedetti, da rádio Energia 97, cometeu injúria racial ao mandar o atacante Marinho, do Santos, “voltar para a senzala” depois que o jogador foi expulso na derrota por 3 a 1 para a Ponte Preta, pelo Campeonato Paulista.
Em seu Instagram, o jogador postou diversos stories em tom de desabafo, chorando muito e dizendo que irá sempre lutar pela causa negra.
Depois, publicou foto ao lado de sua filha “Alicia negra como eu”, exigiu desculpas de Benedetti e ressaltou que tem “orgulho de ser preto”.
Notícias Relacionadas
Estagiária, estudante da PUC-SP, é demitida após ofensas a cotistas em jogos universitários
Manchete da Folha de S. Paulo sobre lavar 'tranças africanas' reforça estereótipos sobre penteados de pessoas negras
Leia o desabafo completo:
“O momento não é dos melhores! Essa foto mostra e minha filha alicia negra como EU, cabelo black ou trança, nada esconde quem somos, ser humano igual a qualquer outro, e ontem um rapaz aí após minha expulsão, acabou falando pra eu voltar pra senzala!
Mandar amigos me chamar não prova pra mim que você é diferente, eu te perdoo e perdoei por mensagem no insta , porém o tom de deboche ao falar que eu tinha que ir pra senzala não pegou bem, tenho orgulho daminha cor, orgulho de onde vim, você é pai e ensine teus filhos a ser diferente de você em pensamento!
Quero que você se retrate e que isso não se repita nunca mais, nem comigo nem com ninguém! Eu luto pela causa! Contra preconceito e qualquer outro tipo de descriminação seja ela racial ou não!
Quer me julgar por atitude em campo?ok!
Errei e estou aqui pra assumir, esse é apenas um desabafo de alguém que passou a noite toda chorando por um erro! Mais não significa que até minha Cor venha ser colocada em assunto! Sou preto e orgulhoso de quem sou! Ensinando minha filha como se deve andar e mostrar que é orgulho e não vergonha ser PRETO”.
Blackout Tuesday:
A Blackout Tuesday é uma ação coletiva iniciada originalmente por personalidades da indústria da música para protestar contra o racismo e a brutalidade policial. A ação, organizada em resposta ao assassinato de George Floyd, Ahmaud Arbery e Breonna Taylor ocorreu na terça-feira dia 2 de junho de 2020 e tomou as redes sociais.
Em apoio à causa, o comentarista Fábio Benedetti publicou um vídeo seguido de texto pedindo para que as pessoas reflitam sobre a fala de Jane Elliot, uma ex-professora estadunidense, ativista anti-racista e educadora; Confira:
“Pra refletir… assistam o vídeo, desarmados e reflitam…apenas isso… #blackouttuesday .
Jane Elliot é uma ex-professora estadunidense, ativista anti-racista e educadora.
.
Ela é conhecida por sua experiência chamada “Olhos Azuis – Olhos Castanhos”. .
Ela conduziu essa famosa atividade para sua turma pela primeira vez em 5 de abril de 1968, um dia depois que Martin Luther King Jr. foi assassinado…
.
A cada 23 minutos um jovem negro é assassinado no Brasil… .”.
Retratação:
Após o jogador Marinho publicar seu pedido de retratação e desabafo, o Fábio Benedetti publicou um vídeo de 1 minuto pedindo “desculpas sinceras pelo comentário infeliz que fiz ontem referente ao jogador Marinho, na transmissão do jogo do Santos contra a Ponte”.
Notícias Recentes
Economia Inclusiva: O papel das mulheres negras no fortalecimento do mercado brasileiro
'Vim De Lá: Comidas Pretas': Mariana Bispo apresenta especial sobre gastronomia brasileira com origem africana