Na última quinta-feira (30), o comentarista Fábio Benedetti, da rádio Energia 97, cometeu injúria racial ao mandar o atacante Marinho, do Santos, “voltar para a senzala” depois que o jogador foi expulso na derrota por 3 a 1 para a Ponte Preta, pelo Campeonato Paulista.
Em seu Instagram, o jogador postou diversos stories em tom de desabafo, chorando muito e dizendo que irá sempre lutar pela causa negra.
Depois, publicou foto ao lado de sua filha “Alicia negra como eu”, exigiu desculpas de Benedetti e ressaltou que tem “orgulho de ser preto”.
Notícias Relacionadas
Filho do rapper Rael sofre racismo no mercado Pão de Açúcar
Ananda registra boletim de ocorrência contra Ana Paula Minerato após falas racistas
Leia o desabafo completo:
“O momento não é dos melhores! Essa foto mostra e minha filha alicia negra como EU, cabelo black ou trança, nada esconde quem somos, ser humano igual a qualquer outro, e ontem um rapaz aí após minha expulsão, acabou falando pra eu voltar pra senzala!
Mandar amigos me chamar não prova pra mim que você é diferente, eu te perdoo e perdoei por mensagem no insta , porém o tom de deboche ao falar que eu tinha que ir pra senzala não pegou bem, tenho orgulho daminha cor, orgulho de onde vim, você é pai e ensine teus filhos a ser diferente de você em pensamento!
Quero que você se retrate e que isso não se repita nunca mais, nem comigo nem com ninguém! Eu luto pela causa! Contra preconceito e qualquer outro tipo de descriminação seja ela racial ou não!
Quer me julgar por atitude em campo?ok!
Errei e estou aqui pra assumir, esse é apenas um desabafo de alguém que passou a noite toda chorando por um erro! Mais não significa que até minha Cor venha ser colocada em assunto! Sou preto e orgulhoso de quem sou! Ensinando minha filha como se deve andar e mostrar que é orgulho e não vergonha ser PRETO”.
Blackout Tuesday:
A Blackout Tuesday é uma ação coletiva iniciada originalmente por personalidades da indústria da música para protestar contra o racismo e a brutalidade policial. A ação, organizada em resposta ao assassinato de George Floyd, Ahmaud Arbery e Breonna Taylor ocorreu na terça-feira dia 2 de junho de 2020 e tomou as redes sociais.
Em apoio à causa, o comentarista Fábio Benedetti publicou um vídeo seguido de texto pedindo para que as pessoas reflitam sobre a fala de Jane Elliot, uma ex-professora estadunidense, ativista anti-racista e educadora; Confira:
“Pra refletir… assistam o vídeo, desarmados e reflitam…apenas isso… #blackouttuesday .
Jane Elliot é uma ex-professora estadunidense, ativista anti-racista e educadora.
.
Ela é conhecida por sua experiência chamada “Olhos Azuis – Olhos Castanhos”. .
Ela conduziu essa famosa atividade para sua turma pela primeira vez em 5 de abril de 1968, um dia depois que Martin Luther King Jr. foi assassinado…
.
A cada 23 minutos um jovem negro é assassinado no Brasil… .”.
Retratação:
Após o jogador Marinho publicar seu pedido de retratação e desabafo, o Fábio Benedetti publicou um vídeo de 1 minuto pedindo “desculpas sinceras pelo comentário infeliz que fiz ontem referente ao jogador Marinho, na transmissão do jogo do Santos contra a Ponte”.
Notícias Recentes
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas