O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou neste sábado, 18, novas medidas para que o público possa levar água a shows e espetáculos. A determinação do governo acontece um dia depois da morte da jovem Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, que morreu após passar mal durante o show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro.
Dino afirmou nas redes sociais, que a Secretaria do Consumidor vai editar uma portaria que determinara que eventos e espetáculos não poderão impedir a entrada de garrafas de água de uso pessoal “em material adequado”. O ministro afirmou que vai tomar providências “AINDA HOJE – quanto às denúncias de vedação ou ausência de disponibilidade de ÁGUA para os consumidores que foram ou irão a shows durante essa imensa onda de calor que o Brasil atravessa”.
Notícias Relacionadas
Cia. Os Crespos celebra 10 anos da revista Legítima Defesa e homenageia 80 anos do Teatro Experimental do Negro em SP
Agência Pública aponta 33 políticos com antepassados relacionados com a escravidão no Brasil
Também ficará determinado que “empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar água potável gratuita em ‘ilhas de hidratação’ de fácil acesso. A medida vale imediatamente”, afirmou o ministro, que também destacou que haverá fiscalização para acompanhar o funcionamento da medida: “A Secretaria Nacional do Consumidor tomará as providências cabíveis para a fiscalização, com a colaboração dos Estados e dos Municípios, bem como atuação da Polícia, se necessário”, destacou ele.
Na sexta-feria, 17, a universitária, Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, passou mal durante o show da cantora Taylor Swift, que acontecia no estádio Nilton Santos, conhecido como Engenhão, no Rio de Janeiro. A jovem que morava em Rondonópolis, mato grosso do Sul, desmaiou na segunda musica, de acordo com o relato da amiga Daniele Melin, que a acompanhava: “Na segunda música ela simplesmente desmaiou. Aí tiramos ela com ajuda dos seguranças e corremos pro postinho de apoio no estádio, e lá eles atenderam ela, e encaminharam pra ambulância”, disse.
Ana Clara foi encaminhada para o Hospital Salgado Filho, no Méier, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu. Mais de mil pessoas que foram ao show da artista passaram mal por causa do calor. Segundo matéria do jornal Valor Econômico, pessoas que foram ao show reclamaram que além de proibir a entrada com garrafas de água, havia escassez do recurso no evento.
Notícias Recentes
Kendrick Lamar surpreende fãs com o lançamento de novo álbum
Cia. Os Crespos celebra 10 anos da revista Legítima Defesa e homenageia 80 anos do Teatro Experimental do Negro em SP