Uma nova estátua de Mãe Stella de Oxóssi será colocada no local da original que foi incendiada. No último domingo (4), em Salvador, a peça foi atacada e destruída. De acordo com representantes da prefeitura da capital baiana, ainda existe o molde da escultura original e ele deve ser usado para refazer a peça. Quem deve assumir o trabalho são os filhos de Tatti Moreno, artista responsável pela primeira estátua.
Segundo a prefeitura, a proposta será apresentada aos órgãos responsáveis ainda este mês. As datas de inauguração não foram reveladas. Antes de ser incendiada, em 2019, a escultura foi pichada e uma placa arrancada.
Notícias Relacionadas
Grupo de pesquisa da UFF lança novo site com mapeamento inédito sobre racismo religioso no Brasil
Estudante cria museu virtual para destacar cientistas negras e vence prêmio no RJ
Oxóssi era o orixá de cabeça de Mãe Stella. Ligado à natureza, ele é responsável por prover as refeições de todos, além de ser um forte guerreiro e grande sábio. Oxóssi, que é caçador, carrega um arco e flecha. Durante a coletiva de imprensa no último domingo (4), o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), lamentou o episódio. “Lamentável o incêndio criminoso na estátua de Mãe Stella de Oxóssi, ocorrido nesta madrugada. Não é a primeira vez que esse símbolo passa por uma situação de vandalismo atrelado à intolerância religiosa”, destacou o prefeito.
Mãe Stella foi uma das principais yalorixás do país e uma grande conhecedora dos cultos e tradições do candomblé. Seu nome e sua obra se tornaram referência em todo Brasil.
Notícias Recentes
21 de janeiro - Dia de Combate à Intolerância Religiosa: a resistência e o orgulho do povo negro
Vencedora do Emmy, 'Abbott Elementary' é renovada para 5ª temporada