A BBC revelou que apoiadores do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estão usando Inteligência Artificial (IA), para criar imagens falsas de Trump ao lado de pessoas negras com o objetivo de arair eleitores negros. O recurso utilizado é conhecido como deepfake.
Um dos homens apontados na matéria é Mark Kaye, que criou a imagem junto com sua equipe de um programa conservador de rádio na Flórida, nos EUA. O homem compartilhou as imagens falsas de Trump ao lado de homens e mulheres negras sorrindo em sua conta no Facebook, onde acumula mais de um milhão de seguidores.
Notícias Relacionadas
Negros Trumpistas: para cientista político americano, empreendedorismo atrai jovens negros ao voto em Trump
Com 28 Grammys e 60 anos de carreira transformadora no jazz e no pop, Quincy Jones construiu parcerias históricas
Ao portal britânico, Kaye disse que não era fotojornalista, mas um ‘contador de histórias’: “Eu não estou afirmando que é uma representação exata da realidade. Eu não estou falando: ‘Ei, vejam, Donald Trump estava nessa festa com todos esses eleitores afro-americanos, vejam como ele é amado por eles!'”, justificou o homem. “Se alguém está votando em um candidato ou outro por causa de uma foto que viu em uma página do Facebook, o problema é daquela pessoa, não da publicação”, disse ele.
Candidato derrotado nas eleições de 2020, nos Estados Unidos, Donald Trump não conseguiu apoio massivo do eleitorado negro, que foi fundamental para a vitória da chapa Joe Biden e Kamala Harris. Agora, o empresário tenta voltar à corrida presidencial do país pelo Partido Republicano, que ainda está na fase das primárias para escolher qual candidato o representará nas eleições deste ano.
De acordo com a BBC, nos comentários, muitos usuários estão acreditando que as imagens são reais. Além de criar imagens realistas, Mark Kaye também inventa textos para as legendas que narram situações inexistentes, mas que podem confundir pessoas desavisadas. Em uma delas, onde Trump aparece ao lado de homens negros parados em frente a uma varanda, Kaye escreveu na legenda que o ex-presidente teria parado um comboio de carros de apoiadores para se juntarem aos homens negros.
Notícias Recentes
Negros Trumpistas: para cientista político americano, empreendedorismo atrai jovens negros ao voto em Trump
Com 28 Grammys e 60 anos de carreira transformadora no jazz e no pop, Quincy Jones construiu parcerias históricas