APCA anuncia os finalistas da categoria TV de 2026; confira

0
APCA anuncia os finalistas da categoria TV de 2026; confira
Foto: divulgação

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) divulgou a lista de finalistas da categoria Televisão, referente à produção de 2025. O anúncio confirma a consolidação do streaming na disputa direta com a TV aberta, mas o dado mais relevante desta edição é a forte presença de narrativas e talentos negros nas principais categorias, tanto em dramas históricos quanto em produções contemporâneas.

Entre as novelas, a disputa reflete a diversidade de gêneros. Garota do Momento (Globo), trama das seis que trouxe o protagonismo negro para a estética dos anos 50, concorre com o remake de Vale Tudo e a inédita Três Graças. No streaming, a HBO/Max aparece com Beleza Fatal, enquanto o Globoplay marca presença com a supersérie Guerreiros do Sol.

Notícias Relacionadas


Nas séries, o tom é de relevância social. Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente foca na crise do HIV nos anos 80, trazendo à tona a vulnerabilidade de corpos marginalizados. No campo do humor e da crônica urbana, Pablo & Luisão (Globoplay) se destaca ao adaptar as histórias de amizade e periferia que viralizaram nas redes.

A categoria de Melhor Atriz evidencia a força de Camila Pitanga. Sua atuação em Beleza Fatal é um dos pilares da indicação da obra, colocando-a ao lado de nomes como Carol Castro (de Garota do Momento) e Marjorie Estiano.

Nas categorias masculinas, o reconhecimento de atores negros como Thomás Aquino (por Guerreiros do Sol) reforça a tendência da APCA de premiar interpretações que fogem do óbvio e trazem densidade para a tela.

Lista Completa de Finalistas – APCA 2026 (Categoria TV)

NOVELA

  • Beleza Fatal (Max)
  • Garota do Momento (Globo)
  • Guerreiros do Sol (Globoplay)
  • Três Graças (Globo)
  • Vale Tudo (Globo)

SÉRIE

  • Ângela Diniz (HBO)
  • Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente (HBO)
  • Os Donos do Jogo (Globoplay)
  • Pablo & Luisão (Globoplay)
  • Tremembé (Prime Video)

ATRIZ

  • Camila Pitanga (Beleza Fatal)
  • Carol Castro (Garota do Momento)
  • Débora Bloch (Vale Tudo)
  • Marjorie Estiano (Ângela Diniz)
  • Suely Franco (Dona de Mim)

ATOR

  • André Lamoglia (Os Donos do Jogo)
  • Irandhir Santos (Guerreiros do Sol)
  • Jaffar Bambirra (Dias Perfeitos)
  • Jhonny Massaro (Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente)
  • Thomás Aquino (Guerreiros do Sol)

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display