Antonia Fontenelle tenta se defender de acusação de racismo contra Erika Hilton: “Tive dois maridos negros”

0
Antonia Fontenelle tenta se defender de acusação de racismo contra Erika Hilton: “Tive dois maridos negros”
Foto: Reprodução

Antonia Fontenelle comentou pela primeira vez o processo movido pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), que a acusa de ofensas racistas e transfóbicas. A ação foi registrada após Fontenelle se referir à parlamentar como “preta do cabelo duro” durante uma transmissão ao vivo.

Fontenelle tentou se defender das acusações e negou ser racista. “Estão me imputando um crime de racismo, que é gravíssimo. Eu convido a buscarem o meu histórico racista. Cuidado com o que vocês vão ver, hein: eu tive dois maridos negros. A maioria dos meus amigos, além de gays, são negros. Eu amo as pessoas pelo que elas são, pelo caráter, não pela cor da pele”, disse durante a sua participação no canal Tubacast, na última segunda-feira (28).

Notícias Relacionadas


A youtuber alega que reproduziu falas antigas da própria Erika Hilton ao criticar pessoas que não se enxergam negras, para justificar os ataques. “Eu estava na minha live reproduzindo um discurso dela. E aí eu disse: ‘Querida, você é preta, seu cabelo é duro’. E isso não é demérito pra ninguém”, declarou. No entanto, nesta fala mencionada de 2020, no programa Provoca, a parlamentar não diz que os pretos tem cabelo duro.

Na sequência, Antonia Fontelle volta a atacar a aparência da deputada, dizendo que ela “operou o nariz” e usa “perucas loiras, lisas, de branco”.

Ela ainda afirmou que Erika não condiz com o discurso que fez ao se eleger. “isso vai contra tudo o que ela pregava assim que foi eleita, e as pessoas não conseguem enxergar isso”, afirmou, deslegitimando a identidade da parlamentar.

A ação foi movida no Tribunal de Justiça de São Paulo no dia 19 de julho, após Fontenelle divulgar um vídeo em que lia uma reportagem sobre o posicionamento do PSOL e do PT contra o projeto de lei 1112/23. A proposta prevê o endurecimento do cumprimento de penas para crimes hediondos.

Durante o vídeo, Fontenelle cita Erika Hilton diretamente: “Entre os votos contrários estão os de Erika Hilton. Esperar o quê de você, né? Que tinha um nariz desse tamanho, um cabelo de preta — que é isso que você é: preta”, disse, em um tom ofensivo. Na sequência, atacou novamente a aparência e identidade de gênero da deputada. “Você é preta do cabelo duro, como todos os pretos são, e isso não é demérito. Mas você não quer ser uma preta do cabelo duro, você quer ser uma branca loira — só que você não é e nunca vai ser. É uma trans que teve a chance de mostrar que poderia ter caráter independente.”

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display