Anielle Franco deve deixar Ministério da Igualdade Racial para se dedicar à campanha eleitoral de 2026

0
Anielle Franco deve deixar Ministério da Igualdade Racial para se dedicar à campanha eleitoral de 2026
Foto: Vinícius Schmidt /Metrópoles/@vinicius.foto

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, deve deixar o governo Lula até dezembro para se dedicar à campanha eleitoral de 2026. A informação, divulgada inicialmente pela coluna de Paulo Cappelli do Metrópoles e confirmada por fontes ouvidas pelo Mundo Negro, indica que a ministra pretende disputar uma vaga de deputada federal pelo Rio de Janeiro.

Segundo aliados próximos, a decisão de antecipar a saída tem relação direta com a necessidade de construir sua base política no estado, uma vez que Anielle nunca foi testada nas urnas. Apesar do apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que considera essencial garantir representatividade no Rio, o cenário é visto como adverso.

Notícias Relacionadas


A movimentação também ocorre em meio a críticas à gestão do Ministério da Igualdade Racial (MIR). A percepção interna é de que “O MIR não está agregando votos, não está conseguindo entregar produtos reconhecidos para a população negra brasileira. Não há um só símbolo, lembrança de ação do governo que se ligue a atuação do MIR”, aponta a fonte.

A recente Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, organizada pelo MIR, reforçou o clima de insatisfação. O evento recebeu críticas por problemas de organização, falhas logísticas e falta de acolhimento aos participantes, o que deixou “uma impressão muito ruim” entre representantes de movimentos sociais e ativistas negros.

Outro ponto sensível são as acusações de assédio contra o ex-Ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. “A história não está resolvida. Paira uma sombra de dúvidas e problemas. Um debate que ninguém do governo quer ressuscitar ou fazer no ano das eleições”, afirma.

Anielle Franco está à frente do ministério desde janeiro de 2023 e ainda não há definição sobre quem deve assumir o cargo após sua saída.

O Mundo Negro entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ministério da Igualdade Racial, mas não teve retorno até o fechamento da reportagem.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display