Mundo Negro

Angela Davis é alicerce na luta antirracista e feminista

Foto: Reprodução.

Por Reinaldo Calazans

Angela Davis, grande ícone do Movimento Negro, completa 78 anos nesta quarta-feira (26). Ela carrega em sua trajetória muita luta, resistência e a construção do Partido dos Panteras Negras o qual o objetivo é a luta pelos direitos civis da população preta.Uma mulher múltipla, ela é filósofa, escritora, professora, ativista e tem sua contribuição na elaboração teórica e na prática da luta feminista.

Notícias Relacionadas


Angela nasceu no dia 26 de janeiro de 1944, na cidade de Birmingham, Alabama, nos Estados Unidos. Naquela mesma época, sua cidade sofria quando o assunto era a luta política de segregação racial. Para Davis, raça, classe e gênero são categorias que devem ser consideradas em conjunto, mas há quem diga que classe é a mais importante. Para ela, essa ideia pode aumentar a opressão.

Angela já foi integrante do Partido Comunista dos Estados Unidos, o que levou sua candidatura a vice-presidente da República em 1980 e 1984. Sua contribuição para a comunidade negra, feminista e na luta contra o racismo é fundamental, podemos dizer que essa mulher potente é um alicerce no combate às lutas diárias do nosso povo.

Angela Davis esteve no Brasil pela última vez no ano de 2019, quando participou de uma conferência em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile