Por Reinaldo Calazans
Angela Davis, grande ícone do Movimento Negro, completa 78 anos nesta quarta-feira (26). Ela carrega em sua trajetória muita luta, resistência e a construção do Partido dos Panteras Negras o qual o objetivo é a luta pelos direitos civis da população preta.Uma mulher múltipla, ela é filósofa, escritora, professora, ativista e tem sua contribuição na elaboração teórica e na prática da luta feminista.
Notícias Relacionadas
A moda de Dih Morais: o barro, as mãos e a memória
2025: 7 Tendências em Educação & Tecnologia — O Futuro que Estamos Construindo Hoje
Angela nasceu no dia 26 de janeiro de 1944, na cidade de Birmingham, Alabama, nos Estados Unidos. Naquela mesma época, sua cidade sofria quando o assunto era a luta política de segregação racial. Para Davis, raça, classe e gênero são categorias que devem ser consideradas em conjunto, mas há quem diga que classe é a mais importante. Para ela, essa ideia pode aumentar a opressão.
Angela já foi integrante do Partido Comunista dos Estados Unidos, o que levou sua candidatura a vice-presidente da República em 1980 e 1984. Sua contribuição para a comunidade negra, feminista e na luta contra o racismo é fundamental, podemos dizer que essa mulher potente é um alicerce no combate às lutas diárias do nosso povo.
Angela Davis esteve no Brasil pela última vez no ano de 2019, quando participou de uma conferência em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Notícias Recentes
De origem africana, nome da primeira filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves é Zuri
Potencializar negócios e manter pautas de D&I ainda é um desafio necessário