Uma professora negra de português sofreu um ataque racista dentro da sala de aula, da rede pública do Distrito Federal, no último dia 8 de março, Dia da Mulher.
Um aluno de 17 anos, da escola Centro Médio 9, em Ceilândia, entregou um pacote dizendo ser um presente em homenagem à data, mas era uma esponja de aço. O caso foi gravado pelos colegas da turma.
Notícias Relacionadas
Lucy Ramos anuncia primeira gravidez e celebra 18 anos de casamento: "esperou a nossa maioridade pra chegar"
Professor e turista argentina são indiciados por racismo após imitar macacos em roda de samba no Rio
No vídeo, que viralizou agora nas redes sociais, mostra o momento em que a professora recebe o pacote e fica surpresa: “Gente, recebi um presente!”. Mas logo fica constrangida ao ver do que se tratava. Uma aluna diz para que a educadora não aceite o presente e ela responde “tudo o que vai, volta”. Agradece o aluno que entregou o “presente”, enquanto os outros alunos dão risada da situação.
A Secretaria de Educação afirma que a escola vai se reunir com o estudante e com a professora. Em nota, afirma que “repudia qualquer tipo de preconceito e reforça compromisso e empenho na busca por elementos que permitam o esclarecimento dos fatos, bem como o suporte aos envolvidos”.
A professora não quis se pronunciar sobre o caso. Em entrevista à TV Globo, a diretora da escola pediu que o aluno faça um texto e leia em sala de aula, pedindo desculpas para a profissional e os colegas. Os pais já foram informados. O Centro Médio 9 diz que ainda não abriu um boletim de ocorrência porque até o momento a professora não foi ouvida. O caso será conduzido pela Delegacia da Criança e do Adolescente de Taguatinga.
Com informações do G1*
Notícias Recentes
Economia Inclusiva: O papel das mulheres negras no fortalecimento do mercado brasileiro
'Vim De Lá: Comidas Pretas': Mariana Bispo apresenta especial sobre gastronomia brasileira com origem africana