O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, indicou nesta segunda-feira (08) o servidor Ailton Aquino para ser diretor da Fiscalização do Banco Central. O nome ainda precisa passar pelo Senado, mas se for aprovado Aquino será o primeiro diretor negro do BC.
A indicação de Ailton Aquino foi bem recebida internamente pelo Banco Central, mas ainda precisa passar por sabatina e votação no Senado. Depois de aprovado, seu mandato tem duração até fevereiro de 2027.
Notícias Relacionadas
Estreia do documentário Pequena África destaca o legado afro-brasileiro no Rio de Janeiro
1,5 milhão de assinaturas em petição online fortalecem PEC de Erika Hilton contra escala 6x1
Aquino possui mais de 25 anos de casa e atualmente é auditor chefe. Ele também já foi chefe do departamento de contabilidade, orçamento e execução financeira. Ele possui formação em Ciências Contábeis, pela Universidade do Estado da Bahia, e Direito, pela UDF Centro Universitário. Também possui especializações em contabilidade internacional, engenharia econômica de negócios e direito público.
A Fiscalização é um dos braços do Banco Central, sendo responsável por supervisionar e monitorar instituições financeiras nas áreas de modelo de negócios, liquidez e solvência. O diretor da Fiscalização também fica responsável por representar o BC em alguns eventos e compromissos.
Notícias Recentes
Novembro Negro | Seis podcasts e videocasts apresentados por mulheres negras para acompanhar
De cosméticos a livros: produtos de empreendedores negros para você apoiar nesta Black Friday