Com duração de 15 dias, o Afropresstrip pelo Maranhão, organizada pelo jornalista, Guilherme Dias Soares, fundador do Guia Negro, percorreu 14 cidades e visitou 11 quilombos, revelando histórias, paisagens e destacando a rica herança negra da região. A viagem, que durou 15 dias, reuniu jornalistas e influenciadores que também participaram de festas tradicionais da região.
Realizada para promover o afroturismo, a viagem destacou-se pela riqueza cultural e hospitalidade do povo maranhense. O Maranhão Ancestral, conhecido por sua diversidade cultural, foi palco de experiências vibrantes, incluindo apresentações de tambor de crioula, visitas a terreiros de mina, manifestações de Bumba Meu Boi, e uma culinária única que contou com pratos feitos de folha de vinagreira, farinha grossa, buriti, e uma variedade de peixes.
Notícias Relacionadas
Presidente da Colômbia exalta herança africana em resposta às sanções de Trump "Nosso sangue tem negros resistentes que vocês transformaram em escravos"
“Felicidade em representar meu povo”: Marcelo Pereira comanda o ‘Bom Dia Sábado’, novo telejornal da TV Globo
Representando o Mundo Negro, o criador de conteúdo Gleidistone Silva destacou em suas redes sociais: “O São João do Maranhão é certamente uma das experiências mais incríveis que já vivi na vida. Bumba meu boi, cacuriá, dança do lelê, tambor de crioula e muito mais! Foi muito especial viver cada uma manifestações dessa região tão rica culturalmente”.
Os participantes exploraram não apenas a diversidade cultural, mas também a natural, passando por praias, mangues, restingas, a Floresta Amazônica e conhecendo a vegetação nativa do Maranhão. Entre as cidades visitadas estão São Luís, Raposa, Santo Amaro, Rosário, e Barreirinhas, além de destinos do litoral ocidental, que englobam Bequimão, Mirinzal, Guimarães, Cedral, Cururupu, Serrano do Maranhão, Bacuri, Apicum-Açu e Alcântara.
Em um momento significativo durante a viagem, foi inaugurada no dia 29 de junho uma placa na Rua Tomé de Souza, no bairro da Liberdade, o maior quilombo urbano das Américas, localizado em São Luís do Maranhão. A rua foi eleita como uma das mais pretas e lindas do país. Este marco é fruto de uma parceria entre a prefeitura de São Luís, por meio da Setur (Secretaria Municipal de Turismo), e a plataforma Guia Negro, que juntos idealizaram o Roteiro Quilombo Cultural de São Luís, que busca ampliar a oferta de roteiros afroturísticos na cidade, implementando uma rota cultural que percorre os bairros Camboa, Liberdade, Fé em Deus e Diamante.
Notícias Recentes
‘A Odisseia de Dogon’: ficção científica brasileira destaca astronauta negro
Snoop Dogg se incomoda com críticas sobre show na posse de Trump: "Ainda sou 100% negro"