Com especializações e Mestrado em Direito do Consumidor e 12 anos atuando como diretora do PROCON do município de Suzano, no interior de São Paulo, a advogada Adélia Soares nos contou o que a motivou a entrar com a ação civil pública que impediu o corte de serviços essenciais durante a crise do COVID-19
“Nesse momento estamos lutando para salvar nossas vidas, e não seria humano pensar que além de trancados em casa (sem poder produzir) teríamos que ter a preocupação de ficar sem os serviços essenciais à sobrevivência.”
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Adélia conta que a participação na 16ª edição do reality show Big Brother Brasil trouxe notoriedade nacional não só a sua imagem, como para o seu trabalho e recebeu muitas mensagens de consumidores de todo o país sobre a suspensão do fornecimento de serviços essenciais, e conforme mais mensagens iam chegando, ela notou que algo deveria ser feito.
“Não há dúvidas de que o fornecimento de luz, água, telefone e gás dispensa explanação quanto ao seu caráter essencial, inclusive, a suspensão desses serviço pode agravar a pandemia ou mesmo tornar inviável medidas como o distanciamento social, cabendo aos órgãos competentes assegurar o seu fornecimento em caráter geral, diante da situação pela qual passa o País”, escreveu a juíza Natalia Luchini, da 12ª Vara Cível Federal de São Paulo, na decisão.
Visando amenizar a luta dessas famílias mais pobres do país, Adelia conta de que outras formas ela tem contribuído e todos nós podemos contribuir para superarmos este momento juntos.
“Cada um deve se perguntar: o que EU posso fazer para ajudar nesse momento? Eu mesma, estou atuando na frente jurídica, mas também estou colocando itens de higiene nos postes, estou montando cestas básicas…..agora é o momento de nos unirmos e não procurar culpados.”
A advogada que cuida de grandes marcas, shoppings centers e também advoga para celebridades, embora esteja de quarentena tem trabalhado dobrado neste período e conta com a ajuda da tecnologia para facilitar seu trabalho.
“Tenho trabalhado de casa, com reuniões virtuais, processos digitais, eu e toda a minha equipe. Com uma crise desse tamanho, quase todos os meus clientes estão precisando de medidas judiciais para revisar contratos de linha de crédito, contratos de locação….”
Assim como nós, a advogada Adélia Soares foi atingida diretamente com a crise do COVID-19 e aproveitou da sua notoriedade nacional para ajudar a quem mais precisa neste momento.
“Se trata de empatia, apesar de não sentir na pele, sou solidária com o povo menos favorecido.”
A liminar que tem a Adélia Soares como autora contemplará todo o país. E as empresas dos serviços envolvidos estão sob pena de multa diária de R$ 10 mil por consumidor afetado e por dia, caso haja descumprimento.
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