O aclamado espetáculo “PROT{AGÔ}NISTAS – O Movimento Negro no Picadeiro”, que estreou em 2019, chega pela primeira vez ao Rio de Janeiro para três únicas apresentações, nos dias 14, 15 e 16 de abril, no Circo Crescer e Viver, com ingressos a R$ 15.
O espetáculo circense do Coletivo Prot{agô}nistas exalta e ressalta a (r)existência, o poder, a estética e ética de uma negritude em diáspora através de uma narrativa afro-referenciada, celebrativa, ancestral, representativa e afetiva. Conta com números de palhaçaria, tecido, trapézio, contorcionismo, perna de pau e dança permeados por músicas autorais. Um grupo de 25 artistas negros compõe o elenco e a equipe técnica sob a direção de Ricardo Rodrigues.
Notícias Relacionadas
Filme baiano afrofuturista é selecionado para festival internacional da Nigéria
“Razões Africanas”: documentário sobre influências da diáspora africana no jongo, blues e rumba estreia em novembro
O elenco é formado somente por artistas negros, com todas as variantes do colorismo, com olhar e atitude sobre a presença feminina na cena, na liderança e artistas lgbtqia+ formando uma rede de conexão com todas as periferias da grande São Paulo. Em sua maioria paulistanos, que vem da periferia e se encontram no centro.
Artistas comprometidos com seu discurso contemporâneo sem perder a magia e o entretenimento do encontro com o público pela arte. Artistas da música, da dança e do circo em sintonia fina para além da celebração, estabelecida por uma dramaturgia que convida a plateia a contemplar a estética negra em discurso permeado de potência e técnica apurada. Artistas que ocupam o palco para acontecer na cena contemporânea, trazendo resistência da diáspora brasileira em vozes e expressões plenas de identidade afro diaspórica, realizando canções autorais para desenvolver a dramaturgia.
O espetáculo traz em sua narrativa a celebração à vida, com artistas da diáspora, potentes em suas técnicas e carisma, com presença cênica que enaltece a beleza negra, suas ancestralidades, aquilombamentos e afetividades numa estética afrofuturista –, comenta Ricardo Rodrigues, diretor e responsável pela concepção do espetáculo.
Com patrocínio exclusivo da Unilever, o espetáculo estreou no FIC – Internacional de Circo da Cidade de São Paulo e na mostra Novos Modernistas do Theatro Municipal de São Paulo.
AGÔ palavra oriunda do Ioruba, simboliza a abertura de caminhos e o anúncio de apropriação do centro da cena-lona-palco pela expressão artística da negritude paulista e sua ancestralidade.
Serviço
Espetáculo: PROT{AGÔ}NISTAS – O Movimento Negro no Picadeiro
Local: Circo Crescer e Viver
Rua Carmo Neto, 143, Cidade Nova, Centro do Rio de Janeiro
Dias: 14, 15 e 16 de abril de 2023
Sexta e sábado às 19h e domingo às 18h
Ingressos a R$15,00 na bilheteria ou antecipados pelo site do Sympla https://www.sympla.com.br/produtor/circocrescereviver
ACESSIBILIDADE: Na sexta-feira, dia 14, durante a apresentação, haverá intérprete de Libras e audiodescrição.
PALESTRA GRATUITA COM LIBRAS E AUDIODESCRIÇÃO: Na manhã de sexta-feira, dia 14, às 11h, haverá palestra com duração de 1 hora cujo tema “Estou aqui – O lugar ocupado pelo artista negro e sua representatividade na cena cultural nacional”, será abordado pela convidada especial Thallita Flor, uma palhaça preta da Cia Mala de Mão.
Notícias Recentes
‘Garota do Momento’, novela das seis da TV Globo dirigida por Jeferson De e protagonizada por Duda Santos, estreia nesta segunda
Desinformação ameaça o voto negro nas eleições americanas