“ABC do Amor”: Renato Noguera lança dicionário com a reimaginação do afeto como potência política

0
“ABC do Amor”: Renato Noguera lança dicionário com a reimaginação do afeto como potência política
Foto: Marcelo Hallit

Referência no pensamento afro centrado, o filósofo e professor Renato Noguera convida o público a repensar o amor como força transformadora em seu novo livro, ‘ABC do amor – O que a poesia e a filosofia têm a dizer sobre os afetos’. A obra propõe um exercício de letramento afetivo, reunindo ensaios curtos sobre 103 palavras e expressões que atravessam as muitas formas de experienciar o amor, compreendendo-o como potência política e ato coletivo.

Inspirado na tradição dos griots — contadores de histórias da ancestralidade africana que transmitem sabedoria por meio da oralidade — Noguera constrói uma escrita acessível e profunda, que entrelaça pensamento filosófico, espiritualidade, poesia e vivência. Ao trazer termos como “Abraço”, “Alegria”, “Afeto”, “Amor como ato político”, “Amor-próprio”, “Amizade” e “Agamia”, o autor desenha uma cartografia dos afetos que convida à escuta, ao cuidado e à responsabilidade emocional.

Notícias Relacionadas


A base teórica do livro passeia por diferentes matrizes do saber, articulando nomes como Espinosa, Platão, bell hooks, Sobonfu Somé e Nêgo Bispo. Nesse encontro de cosmopercepções ocidentais, afrodiaspóricas e indígenas, o amor aparece como tecnologia ancestral, como ferramenta de conexão e como impulso para o Bem Viver.

Para Noguera, publicar o livro é um gesto de partilha: “Publicar este livro é um sonho com os olhos abertos! Porque eu sempre quis adubar sorrisos solares dos afetos (incluindo os sombrios), compartilhando o desejo de saber o que sinto diante do tumulto do mundo”. O resultado é uma obra que não se limita a definir o amor, mas o reconhece em sua complexidade, em sua beleza e em sua capacidade de mover mundos.

No verbete “Abraço”, por exemplo, ele escreve que “entre Kemet, Kama Sutra e Umbanda, o abraço emerge como tecnologia ancestral de aproximação e reconexão. (…) O ato de abraçar está entre os afetos onde tudo cabe – do arrepio ao alívio, do calor do toque ao silêncio do amparo, do tesão ao compadrio”. Já em “Agamia”, é apresentado a “dinâmica amorosa que valoriza a solitude — estar bem sozinho. (…) A escolha consciente de viver fora do script de formar par”.

Lançamento e celebrações

O lançamento marca também três celebrações importantes para o autor: o dia do seu aniversário, os 18 anos de sua trajetória como escritor e a chegada de mais uma obra que une filosofia e poesia a serviço do afeto. A comemoração acontece no dia 18 de julho, no Cortiço Carioca, na Lapa (RJ), a partir das 18h, com música, roda de samba com a cantora Ana Bispo e encontro com leitores, parceiros e amigos.

Depois do lançamento no Rio de Janeiro, Renato Noguera participa da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), onde fará a abertura da Casa Poéticas Negras e integrará debates e mesas na Estante Virtual e na Casa Libre, entre os dias 30 de julho e 1º de agosto.

SERVIÇO

Eventos de lançamento do livro ‘ABC do Amor’

Dia: 18 de julho, sexta-feira, às 18h
Local: Cortiço Carioca – Rua Joaquim Silva, 105 – Lapa, RJ

Lançamento em Paraty (RJ) / FLIP 2025

30/7 – 19h30 – Abertura Casa Poeticas Negras  – ABC do amor: ancestralidade e letramento afetivo

31/7 – 10h – Estante Virtual – Renato Noguera e Daniel Dornelas       

31/7  – 13h30 – Casa Libre – Palavras de cuidado e de luto com Cynthia Araújo, Daniel Dornellas e Renato Noguera

31/7 – 19h30 – Casa   Poéticas Negras – Quando a palavra cura: racismo, saúde  Henrique Marques Samym, Elisa Mattos e Renato Noguera.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display