“Do que adianta sair na rua gritando e protestando se nós não temos uma estratégia?”. Essa provocação é de Ana Paula Evangelista, formada em Direito, mas que trabalha com sua paixão que é cozinhar e tem usado sua vocação para ajudar pessoas negras em situação de rua, em São Paulo. Na capital paulista, as noites de inverno têm batido recorde de frio e a estação mais gelada do ano, só se encerra em 23 de setembro. No dia 6 de julho, ela, o marido, o escritor Durval Arantes , sua filha e mãe, fizeram 50 marmitas com sopas para entregar para pessoas carentes.
“Pensando Fora da Caixinha foi o evento aconteceu em maio e trouxe a reflexão sobre a necessidade de sair do discurso e partir para ação para ajudar os grupos mais desfavorecidos da comunidade negra. Por meio do grupo Intelectualidade Afrobrasileira , nós chamamos pessoas para participar e nos ajudar com as sopas. De 22 mil pessoas somente 14 quiseram participar, três homens e onze mulheres. Como tudo é corrido, algum depositaram outras doaram. Conseguimos fazer 50 marmitas e levamos. As sopas foram feitas na minha casa, eu o Durval , minha mãe e minha filha passamos a madrugada fazendo sopa”, descreve Ana. Ela explica que em poucos minutos dezenas marmitas feitas por sua família e distribuídas no Viaduto do Chá em São Paulo, acabaram. “Foi tudo muito rápido, era uma noite muito fria”.
Notícias Relacionadas
Grupo de pesquisa da UFF lança novo site com mapeamento inédito sobre racismo religioso no Brasil
Estudante cria museu virtual para destacar cientistas negras e vence prêmio no RJ
A próxima meta é fazer 100 marmitas para serem entregues no dia 17 de agosto. “Faremos o mesmo processo para entregar no dia seguinte. Precisamos além de alimentos, voluntários e mais homens para ajudar porque agora a maioria é mulheres”, detalha Ana que juntamente com Adriana Xavier, tem tentando mobilizar mais pessoas e até criaram um grupo no Whatsapp para isso. As sopas são entregues no período da noite.
Quer somar nesse projeto tão necessário? Veja abaixo tudo o que está faltando para a próxima noite da sopa. Os alimentos devem ser entregues até o dia 14 de Agosto. Doação em dinheiro, alimentos e principalmente tempo e presença são importantes para a continuação dessa iniciativa. O grupo de voluntários também precisa de carro para transportá-los até o local onde a sopa será distribuída.
Itens para sopa:
– 5kg macarrão
– 10kg peito de frango
– 10 kg batata
– 2kg cenoura
– 8 pacotes couve
– 4kg cebola
– 500g alho
– óleo/azeite
– caldo de galinha
– 100 embalagens descartáveis (marmitas médias), colheres e
Pretendemos alimentar 100 pessoas.
Mais informações: Ana Paula (11)95367-5735 / Adriana Xavier(17)99117-7900
Notícias Recentes
Vencedora do Emmy, 'Abbott Elementary' é renovada para 5ª temporada
"Nossa novela tá no mundo", Duda Santos celebra destaque internacional de 'Garota do Momento' em matéria da Variety