Assata Shakur, ex-membro do Partido Panteras Negras, morre aos 78 anos em Cuba

0
Assata Shakur, ex-membro do Partido Panteras Negras, morre aos 78 anos em Cuba
Foto: Reproduçao

Assata Shakur, ativista dos direitos civis e ex-membro do Partido Panteras Negras, morreu aos 78 anos em Havana, onde vivia em exílio desde 1984. Conhecida por sua luta contra o racismo nos Estados Unidos, Shakur se tornou símbolo da resistência negra e da luta por justiça social. A informação foi confirmada pelo Ministério de Relações Exteriores de Cuba. (Veja aqui)

“No dia 25 de setembro de 2025, em Havana, Cuba, a norte-americana Joanne Deborah Byron, “Assata Shakur”, morreu, como consequência de padrões de saúde e sua idade avançada”, diz a nota oficial.

Notícias Relacionadas


Nascida JoAnne Deborah Byron em 1947, ela se envolveu na militância ainda jovem, integrando inicialmente ao Partido Panteras Negras e, posteriormente, o Exército de Libertação Negra. Sua trajetória foi marcada por confrontos com o sistema judicial americano: em 1977, foi condenada pelo assassinato de um policial, mas sempre afirmou sua inocência, denunciando perseguição política.

Em 1979, após escapar da prisão, Assata conseguiu asilo em Cuba, onde viveu até sua morte. Durante décadas, ela continuou a inspirar movimentos antirracismo e de direitos civis, sendo celebrada como uma figura de resistência negra mundial.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display