
O Palácio do Itamaraty, em Brasília, vai ganhar um restaurante oficial. O protagonismo por trás dessa estreia leva o nome da chef Júlia Almeida, chef e pesquisadora da cozinha brasileira há mais de uma década. Ela é responsável por assinar o cardápio e estruturar toda a casa, batizada de Terra Nova. A inauguração está prevista para o dia 17 de setembro.
O empreendimento nasce da união de sócios com experiência na indústria da hospitalidade no Rio de Janeiro e ganha ainda mais potência com a presença da chef Júlia Almeida. Aos 34 anos, mulher negra e figura central na gastronomia brasiliense, ela celebra o momento como um marco em sua trajetória: “É muito potente, forte e empoderador perceber até onde minha luta, esforço e estudos me conduzem. Trago comigo o axé e a espiritualidade que abrem caminhos e iluminam essa trajetória”, afirma a chef com exclusividade para o Mundo Negro e o Guia Black Chefs.
Notícias Relacionadas




O Terra Nova nasce com a missão de traduzir a diversidade cultural do Brasil em forma de comida. Instalado dentro do icônico Edifício do Bolo de Noiva, o espaço foi pensado para receber autoridades internacionais em encontros oficiais e também atender diplomatas do Ministério das Relações Exteriores. A proposta é levar a verdadeira brasilidade para quem visita e trabalha no Ministério, através de sabores, histórias e emoções que compõem a identidade do nosso país.
Segundo Júlia, “o cardápio do Terra Nova é feito com referências de nossa terra: o Cerrado, a comida de santo, as influências indígenas, nordestinas e de cada canto do país. Cada prato é um encontro de rostos, histórias e memórias, traduzindo as vivências de uma mulher negra que carrega o Brasil – e o mundo – em sua cozinha.”

A chef explica como recebeu o convite: “Eles estavam buscando uma pessoa na cidade que fizesse cozinha brasileira, um grande amigo da área me indicou e chegaram até mim”, conta.
Ela também conta que o seu trabalho no restaurante vai além do cardápio. “Estou montando equipe, processos e tudo mais que precisa para abertura de um restaurante”, detalha. “No caso do Terra Nova, eu estou entrando para abrir a casa e ser chef executiva de lá! Vai ter um chef na cozinha para operação diária, mas tudo com meu supervisionamento diário.”

Pratos:
Bolinho de arroz de pato, aioli de tucupi e crocante de vinagreira.
Acarajé
Moqueca
Rubacão
Croqueta de galinhada
Rabada
Carne de lata e outras releituras super originais
Notícias Recentes


