
Kendrick Lamar, um dos nomes mais influentes do hip-hop na atualidade, será tema de um novo curso oferecido pela Temple University, na Filadélfia. A disciplina irá explorar o impacto cultural do artista e sua relação com a experiência negra nos Estados Unidos.
Com o título ‘Kendrick Lamar and the Moral of M.A.A.D. City’ (Kendrick Lamar e a Moral da Cidade de Maad), o curso será ministrado por Timothy Welbeck, professor do Departamento de Africologia e Estudos Afro-Americanos e diretor do Centro Antirracista da universidade. Welbeck leciona na instituição há 14 anos e é conhecido por incorporar o hip-hop e a cultura afro-americana em sua abordagem acadêmica. Ele já conduziu disciplinas sobre Tupac Shakur, política negra urbana e a interseção entre rap e identidade racial.
Notícias Relacionadas



Segundo o professor, a proposta vinha sendo elaborada há mais de um ano, e músicas de Kendrick já vinham sendo usadas como material de apoio em outras aulas. “Kendrick Lamar é uma das vozes definidoras de sua geração e, de muitas maneiras, tanto sua arte quanto sua vida refletem a experiência negra de muitas maneiras reveladoras”, disse à emissora local NBC10.
“Poder discutir sua arte no ambiente que o ajuda a se tornar o homem que ele é, de muitas maneiras, pode falar sobre ele como indivíduo, mas também pode falar sobre a jornada rumo à autorrealização, particularmente no que se refere à experiência negra”, completou o professor.
A disciplina pretende examinar como o rapper e o gênero musical contribuem para a construção de narrativas sobre identidade, resistência e transformação social. A Temple já ofereceu cursos centrados em outras figuras negras da música, como Beyoncé e Jay-Z, refletindo o interesse da universidade em incorporar o hip-hop como objeto legítimo de análise acadêmica.
Notícias Recentes


