
Falar sobre negritude não é só falar de dor, resistência e luta. É também falar de talento, inovação, empreendedorismo e sabor. Com esse olhar, o Mundo Negro criou, em 2023, o Guia Black Chef, primeiro projeto editorial dedicado a valorizar o trabalho de profissionais negros na gastronomia — incluindo chefs, bartenders, sommelières, doceiras e empreendedores que atuam em todas as frentes do setor, indo muito além da culinária africana.
Celebrando a marca de 10 mil seguidores no Instagram, o Guia já publicou mais de 200 conteúdos em texto e vídeo, apresentando ao Brasil histórias de profissionais muitas vezes ignorados pela grande mídia e por veículos especializados em gastronomia.
Notícias Relacionadas



“Nesse um ano e meio do Guia, ajudamos muitas pessoas a terem retorno de clientes depois das nossas matérias, e essa é uma parte muito importante do projeto. A maioria dos profissionais que entrevistamos são pequenos empreendedores, que não têm acesso a estratégias de divulgação como marketing digital ou assessoria de imprensa. Então, quando recebemos o feedback de que nossas reportagens ajudaram a impulsionar negócios, é extremamente gratificante”, explica Silvia Nascimento, Diretora de Conteúdo do Mundo Negro e idealizadora do Guia Black Chef.
Além da produção de conteúdo, o projeto também desenvolveu ações de impacto direto na formação desses profissionais. Em 2023, o Guia firmou uma parceria com o iFood, oferecendo cursos gratuitos de capacitação para donos de restaurantes, com foco em gestão e profissionalização. A iniciativa atendeu a uma demanda urgente entre os empreendedores negros do setor.
Outro diferencial do Guia Black Chef é a cobertura e divulgação de grandes eventos de gastronomia, como festivais, feiras e encontros do setor, onde os profissionais negros nem sempre têm o espaço de destaque merecido. O projeto se consolidou como uma ponte entre a audiência interessada em consumir de forma consciente e os talentos negros da gastronomia brasileira.
Um levantamento inédito, ainda não divulgado, foi realizado pelo Guia para traçar um panorama do perfil do profissional negro da gastronomia no Brasil. A pesquisa está em fase final de análise e trará dados relevantes para o setor.
“Estudos mostram que os profissionais negros são maioria no mercado de bares e restaurantes. Nossa própria pesquisa identificou que muitos desses profissionais têm formação técnica e superior em gastronomia, e buscam constante atualização. Então, precisamos enxergar esse grupo para além das pessoas que ‘cozinham para fora’. Estamos falando de profissionais que criam receitas, desenvolvem cardápios, comandam cozinhas, são donos de restaurantes e de outros negócios relacionados à comida”, reforça Silvia.
A afirmação se baseia em dados da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), que apontam que pessoas pretas e pardas representam cerca de 61% dos profissionais do setor no país.
Entre as histórias que passaram pelo projeto, uma das que se transformaram em colaboração foi a da chef e empresária Elaine Moura, da PopCorn Gourmet, que começou como entrevistada e acabou se tornando parceira do Guia. Desde então, ela também passou a produzir conteúdos e entrevistar outros profissionais negros da gastronomia.
Quem quiser contar sua história para o Guia Black Chef pode preencher este formulário.
Notícias Recentes


