
Às vésperas de prestar depoimento na sede da Polícia Federal na terça-feira (25) sobre as acusações de assédio feitas pela ONG Me Too Brasil e que foram divulgadas pelo colunista do Metrópoles, Guilherme Amado, no início de setembro de 2024, o ex-ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, concedeu uma entrevista o TAB Uol, onde falou pela primeira vez, de maneira mais detalhada sobre o caso, que tem entre as denunciantes a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. O jurista nega as acusações e atribui a crise a uma série de “intrigas” dentro do governo.
As acusações mais graves feitas ao ex-ministro partiram de Anielle Franco, que relatou à revista Veja ter sido vítima de importunação sexual por parte de Almeida durante a transição de governo. Além dela, outra mulher, ex-aluna de Almeida fez denúncias. Ele, no entanto, nega as alegações e afirma que a convivência entre os dois foi mínima: “Não convivemos durante a transição. Tenho lembrança de tê-la encontrado em duas ocasiões: num jantar, em que minha esposa, grávida, conversou com ela, e no dia em que anunciamos os ministros”.
Notícias Relacionadas



Ao ser questionado se a ministra Anielle Franco não teria muito a perder inventando a acusação de importunação sexual, Silvio Almeida diz que ministra da Igualdade Racial “caiu numa armadilha”. “Acho que ela caiu numa armadilha, a falta de compreensão de como funciona a política — a armadilha em que eu caí também. Não prestei atenção em coisas que deveriam ter prestado mais atenção. Ela, da mesma forma. Ela se perdeu num personagem. Para tentar me destruir, ela fez esse espalhamento de fofocas e intrigas sobre mim”, disse.
Almeida alega ainda que a ministra “perdeu o controle da narrativa”, ao lembrar que a denúncia feita ao Me Too se tornou interesse da imprensa, das autoridades policiais e gerou uma crise no governo. “Diante do tamanho da crise, sobraram para ela duas opções”, afirmou. “Ou ela disse que não aconteceu; ou dobrava a aposta na história inverídica, destruindo políticas importantes, a minha vida pessoal e da minha família. Ela escolheu o caminho da destruição”.
O jurista destacou ainda que “Tem pessoas que foram demitidas do ministério e apareceram em profunda ligação com pessoas de organizações. Vamos falar disso no momento certo”. E afirmou que o Me Too, ONG acusada de denunciá-lo, tentou interferir em uma licitação do ministério: “No dia em que os fatos estouraram, me disseram que havia alguma relação do Me Too com o ministério. Procurei saber qual era o envolvimento. Documentos demonstraram que havia uma tentativa de relacionamento. Mandamos investigar. Mas quem vai decidir sobre isso é a Justiça.”
Ele destacou ainda o fato de as denúncias terem vindo a público na imprensa: “Sobre o Me Too: supostas denúncias contra mim foram levadas diretamente para um jornalista . Isso viola o dever de proteção de dados e sigilo. Coloca em risco a vida das mulheres que tiveram a coragem de procurar essas entidades e as pessoas que podem ser inocentes”.
Notícias Recentes


