Holanda devolverá bronzes de Benin para Nigéria: “Reparação da injustiça histórica”

0
Holanda devolverá bronzes de Benin para Nigéria: “Reparação da injustiça histórica”
Foto: FREEK VAN DEN BERGH / ANP / AFP

A Holanda anunciou nesta quarta-feira (19) a devolução de 113 bronzes de Benin para Nigéria, marcando um momento significativo para a herança cultural africana. Essas peças foram saqueadas por tropas britânicas no final do século XIX e, estão mantidas até hoje em um museu holandês.

Em 1897, soldados britânicos invadiram o antigo reino de Benin, situado onde hoje é a Nigéria, e roubaram esculturas produzidas entre os séculos XVI e XVIII. Esses artefatos, que retratam a realeza, animais, divindades e símbolos da cultura edo, foram rapidamente comercializados e exibidos no Wereldmuseum, em Leyde.

Notícias Relacionadas


“Com esta restituição, contribuímos para a reparação da injustiça histórica que permanece até os dias de hoje”, afirmou o ministro holandês da Cultura, Educação e Ciência, Eppo Bruins.

Foto: FREEK VAN DEN BERGH / ANP / AFP

Além peças expostas no Wereldmuseum, o município de Roterdã também devolverá outros seis objetos saqueados na mesma invasão colonial.

A Nigéria tem lutado há anos pelo retorno dessas obras sagradas. Para Olugbile Holloway, diretor-geral da Comissão Nacional Nigeriana de Museus e Monumentos, essa será a maior devolução “de antiguidades de Benin diretamente relacionada com a expedição punitiva britânica de 1897”. No comunicado, ele ainda declarou: “Esperamos que seja um bom exemplo para os outros países do mundo”.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display